A três dias do início do Sibiu Tour, as notícias estão longe de ser animadoras para a competição romena. Os casos de COVID-19 estão a aumentar a um ritmo considerável naquele país do leste da Europa (só no sábado foram 899 casos, um novo recorde) e o governo da Roménia alargou, no dia de ontem, o estado de emergência por mais 30 dias uma vez que é expectável que os casos de COVID-19 continuem a aumentar até meados de Agosto.



Até à semana passada, estava prevista a participação da Alpecin-Fenix, equipa que iria trazer Mathieu van der Poel, tornando esta uma corrida ainda mais aliciante, não só para os corredores mas também trazendo à televisão e às streams para ver a competição. Ora, tudo mudou quando o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Holanda colocou a Roménia na “zona laranja”, avisando que só se devia viajar para aquele país em “viagens estritamente necessárias”, o que fez a equipa holandesa recuar quanto à participação no evento.

Hoje foi a vez de mais duas equipas anunciarem a sua não participação: Androni Giocattoli e Gazprom-Rusvelo. Segundo as mais recentes informações, a equipa italiana foi aconselhada pelo médico da equipa, Maurizio Vicini a não viajar para a Roménia, deforma a proteger a saúde dos ciclistas e de todo o staff. A formação de Gianni Savio é uma presença habitual no Sibiu Tour, tendo ganho as últimas 3 edições com Egan Bernal, Ivan Ramiro Sosa e Kevin Rivera. Pouco depois, foi a vez da Gazprom-Rusvelo, com a equipa russa a dizer que “não poderia participar no Sibiu Tour devido a restrições a cidadãos russos na Roménia”.



Tudo isto levou a organização do Sibiu Tour a reagir nas suas redes sociais. Sobre o caso da Gazprom-Rusvelo, afirmam que tudo não passa de um mal entendido pois, a restrição não se baseia na nacionalidade da pessoa mas do país de onde ele provém. “A equipa da Gazprom-Rusvelo esteve todo o mês em Itália, pelo que poderia participar na competição”.

Mesmo assim, os organizadores mostram-se confiantes que a prova irá para a estrada, tendo enviado um e-mail a todas as equipas presentes sobre o protocolo de segurança a seguir durante os quatro dias de competição. Com estas 3 baixas de peso, Bora-Hansgrohe,  Nippo-Delko, Vini Zabú-KTM e Bardiani-CSF são as equipas de destaque.




By admin