Depois de ontem 8 ciclistas não iniciarem o contra-relógio em Elche, 7 deles por causa de testes positivos à Covid-19, hoje foi a vez de acontecer o mesmo a Simon Yates. O britânico era 5º classificado na geral individual, líder incontestado da BikeExchange, equipa que informou o público do teste positivo esta manhã. Pode-se ler no comunicado que Yates mostrou alguns sintomas durante a noite, nomeadamente febre, e que a equipa realizou o teste de manhã, com resultado positivo.
Um ciclista com claras pretensões à classificação geral das Grandes Voltas termina o ano sem acabar nenhuma, já que também abandonou precocemente a Volta a Itália. Estava a fazer uma Volta a Espanha bastante regular, apesar de não muito vistosa. Nunca tentou ir ao choque de acompanhar Remco Evenepoel na montanha, indo sempre ao seu próprio ritmo e ontem até fez um excelente 7º lugar no contra-relógio, o que lhe valeu a ascensão ao 5º posto, por troca com Juan Ayuso, desta forma João Almeida também sobe ao 6º lugar na geral.
Trata-se de mais um rude golpe para a BikeExchange, que fica ainda mais embrenhada na luta pela manutenção no WT. A formação australiana dispõe neste momento de uma almofada de cerca de 350 pontos para a Lotto-Soudal, primeira equipa abaixo da linha de água e um 5º lugar final na Vuelta vale…380 pontos (já não falando de possíveis pontos alcançados nas etapas), o que deixaria os comandados de Matthew White bem mais tranquilos.
Neste prisma, a Vuelta é absolutamente decisiva para a Movistar, caso Enric Mas termine no 3º lugar dá 575 pontos à equipa espanhola, que está neste momento praticamente com os mesmos pontos da BikeExchange, já para não falar que Valverde com a corrente 14º posição também soma preciosos 70 pontos nesta batalha.