A 19ª etapa da Volta a Itália viu mais uma luta intensa pela presença na fuga do dia. Os ataques foram constantes nos primeiros quilómetros, numerosos grupos chegaram a estar na frente mas foi só com 40 quilómetros percorridos é que Larry Warbasse, Giovanni Aleotti, Mark Christian, Quentin Hermans, Andrea Pasqualin e Nicola Venchiarutti tiveram a permissão do pelotão para formar a fuga do dia. Oscar Riesebeek ainda tentou fazer a ponte mas sem sucesso.
Quando a fuga chegou aos 4 minutos de vantagem, tanto Deceuninck-QuickStep como Team BikeExchange apareceram na frente de corrida, começando o seu trabalho de perseguição. As duas equipas estavam empenhadas em levar os seus líderes à vitória e, durante uma fase rápida, impuseram um ritmo tão forte que o pelotão chegou a estar cortado.
Tudo voltou à normalidade, a fuga estava cada vez mais perto e entrou com apenas 15 segundos nos derradeiros 10 quilómetros, ou seja, na subida final. Mark Christian foi o derradeiro resistente, sendo apanhado por um pelotão cada vez mais reduzido e onde continuava a ser a Deceuninck-QuickStep quem trabalhava, agora com James Knox.
O trabalho do britânico durou até aos 6800 metros do fim e mal saiu da frente João Almeida atacou. O ataque do português dinamitou a corrida, com Simon Yates a atacar de seguida, fazendo a ponte para o português na companhia de George Bennett, Damiano Caruso e Aleksandr Vlasov. O ciclista da BikeExchange não parou, continuou com um ritmo forte e, com isso, deixava os seus companheiros de fuga para trás, entrando com 20 segundos de vantagem para o grupo de Bernal nos últimos 5 quilómetros.
Alheio a tudo, Simon Yates chegou aos 30 segundos 1000 metros depois, altura em que o grupo de Bernal chegava ao grupo de João Almeida e quando já era Daniel Martinez ao trabalho. O colombiano conseguiu aproximar o seu líder de Yates, saiu da frente a 2500 metros, quando a diferença era de apenas 20 segundos. Bernal entrou ao serviço, todos começaram a ceder, com excepção de João Almeida!
Já dentro do quilómetro final, João Almeida deixava Egan Bernal para trás mas já era tarde para chegar a Simon Yates. O britânico fez uma subida incrível, atacou cedo e conquistou o triunfo. João Almeida chegou a escassos 11 segundos. Egan Bernal foi 3º a 28. Caruso e Vlasov perderam 32, Martin 42, Martinez 49 e Foss, Carthy e Bardet 1:25.
Na classificação geral, Bernal até reforçou a liderança, tendo agora 2:29 para Caruso, 2:49 para Yates. Vlasov é 4º a 6:11 e Carthy é 5º a 7:10. João Almeida ainda é 8º, mas a 8:26 e cada vez mais perto dos seus rivais.