Última etapa do Paris-Nice e desenganem-se que hoje seria um passeio para Primoz Roglic. Como vem sendo hábito, a organização decidiu colocar a complicada etapa em torno de Nice, com 5 subidas de muita dureza em apenas 116 quilómetros. Dia com muita chuva, onde só partiram apenas 88 ciclistas, metade do pelotão que iniciou a competição!



Os ataques na fase inicial foram muitos mas nunca se formou uma fuga do dia, o que realmente acontecia era a diminuição do tamanho do pelotão que, à entrada dos últimos 55 quilómetros, no sopé do Cote de Peille, com menos de 30 elementos. Com a Jumbo-Visma a controlar durante todo o dia, a INEOS Grenadiers guardou-se para esta subida, com Omar Fraile a fazer uma grande seleção antes do ataque de Daniel Martinez.

A ofensiva do colombiano reduziu o grupo da frente a apenas 5 elementos: Martinez, Roglic, Quintana, Yates e Van Aert. No topo da subida, o grupo perseguidor passa a já 1 minuto. Na longa descida que se seguiu, Martinez foi o grande azarado, furando numa altura complicada, o que fez com que fosse apanhado pelo grupo perseguidor.



Wout van Aert conduziu o grupo da frente durante os quilómetros que se seguiram e, quando começou o Col d’Eze, apareceram os ataques. Quintana tentou por várias vezes mas quem conseguiu sair do grupo foi Yates. O britânico não teve resposta de ninguém, passou no topo com 25 segundos de vantagem para Van Aert e Roglic, que tinham deixado para trás Quintana.

A descida favorecia o duo da Jumbo-Visma que reduziu a diferença até aos 9 segundos, vantagem que se fez na meta. Simon Yates teve o merecido prémio ao vencer a etapa, Wout van Aert foi um monstro ao salvar a camisola amarela de Primoz Roglic, sendo 2º à frente do seu líder. O grupo dos favoritos chegou a 1:44 e João Almeida a 2:19 em 17º.



Primoz Roglic consegue, pela primeira vez na carreira, vencer em França e o Paris-Nice, sendo acompanhado no pódio por Simon Yates e Daniel Martinez. João Almeida subiu a 8º e sagrou-se vencedor da classificação da juventude.

By admin