A etapa três da Volta a Catalunha era reservada para os homens da geral. João Almeida partia com a camisola de líder, num dia que se avizinhava complicado, com direito a chegada em alto nos Pirenéus catalães.
Com 15 quilómetros decorridos, a fuga começava a formar-se com: Alexander Kamp, Alexander Evans, Clément Venturini, Colin Joyce, Francisco Galván, Reinardt Van Rensburg, Thomas Champion, Thymen Arensman e Sean Bennett. Os nove elementos ganharam, rapidamente, uma vantagem enorme, acima dos 12 minutos. Com 115 quilómetros para o fim, o pelotão era controlado pela Deceuninck-Quick Step e pela Jumbo-Visma na tentativa de reduzir o tempo para os ciclistas da frente. Nesta altura, o ciclista espanhol Francisco Galván era o líder virtual de corrida, visto que era o melhor colocado na geral, com 1m02s de atraso para o português.
A 50 km do fim, a vantagem dos fugitivos era de 5 minutos, em relação os favoritos. A fuga dispunha de 2m30s à entrada do sopé da grande dificuldade do dia, a ascensão a Vallter 2000, 11,3 km com 7,6% de pendente média. Rohan Dennis impunha o ritmo no pelotão e fazia estragos, deixando vários corredores para trás, incluindo Marc Soler.
Fazendo valer da sua melhor capacidade de trepador, Thymen Arensman foi o último resistente da fuga, sendo apanhado, e ultrapassado, a menos de 4 quilómetros do fim por um grupo de elite. Aí vinham Alejandro Valverde, Adam Yates e Sepp Kuss que, pouco antes, tinham atacado no já pequeno grupo dos favoritos. A 2500 metros do fim, Valverde cedia e, do grupo dos favoritos saiam Hugh Carthy e Harm Vanhoucke.
A colaboração entre Yates e Kuss foi pouca e o britânico decidiu atacar a 1800 metros do fim, partindo em solitário para a chegada ao topo de Vallter 2000. O ciclista da INEOS Grenaiders estava imparável e conquistou o triunfo de forma autoritária. O pódio ficou completo com dois renascidos, falamos de Esteban Chaves a 13 segundos e Alejandro Valverde a 19. Thomas e Vanhoucke completaram o top 5 a 31 segundos. João Almeida lutou muito durante toda a subida mas ficou fora do top 10, chegando a quase 1 minuto.
Na classificação geral, Adam Yates é o novo líder, com 45 segundos de vantagem para o seu colega de equipa Richie Porte e 50 para João Almeida. O 4º é Geraint Thomas a 53 segundos.