Depois de um dia para os homens rápidos, o Challenge Mallorca virava-se, novamente, para as montanhas. Jornada mais complicada até ao momento, com diversas e longas subidas e um final num pequeno topo para coroar o vencedor do Trofeo Andratx-Mirador D’es Colomer.
Num dia de bastante frio e com a presença de chuva, os ciclistas saíram a toda a velocidade e com vontade de Andratx, com muitos ataques e contra-ataques na fase inicial, o que levaram a uma fuga muito perigosa, que continha nomes como Julian Alaphilippe, Brandon McNulty, Rui Costa, Tim Wellens, Mauri Vansevenant e Lennard Kämna.
Sem muita vantagem, vários ciclistas foram-se juntando, só que os muitos ataques também não permitiam que a diferença fosse considerável, pelo que este grupo foi apanhado. A meio da corrida saltavam novos ciclistas, desta vez Mathijs Paasschens, Mattia Bais, Michel Ries e Cian Uijtdebroeks.
À falta de 70 quilómetros aconteceu o primeiro momento decisivo do dia, com Kobe Goosens a atacar no pelotão. Ao seu ritmo, o belga foi-se chegando à frente e no topo de Puig Major, a grande dificuldade do dia, já estava na frente e apenas tinha a companhia de Uijtdebroeks. No topo, a 48 quilómetros do fim, o duo tinha 1:40 de vantagem para o pelotão liderado pela QuickStep e pela UAE Team Emirates.
Aproveitando a descida molhada, Goosens arriscou mais, deixando o jovem compatriota para trás e partindo para um solo épico. O ciclista da Intermarché-Circus manteve a diferença estável e nem o trabalho das equipas já referidas permitiu anular a fuga. Um grupo perigoso, com Kamna, Ilan van Wilder e Louis Vervaeke ainda chegou a estar intermédio.
No final, Goosens teve tempo para tudo, celebrando a primeira vitória da carreira, depois de uma exibição impressionante! Segunda vitória da Intermarché-Circus na temporada e ambas no Challenge Mallorca. O pelotão lutou pelos lugares secundários, com os jovens Pelayo Sanchez, a 39 segundos, e Lennard van Eetvelt, a 40 segundos, a completarem o pódio. Rui Costa foi 12º, numa prova que também contou com João Almeida e Rui Oliveira.