Novo dia complicado na Volta ao País Basco, não tão difícil como ontem mas muitas armadilhas durante toda a etapa. Com 15 quilómetros percorridos, e depois de alguns ataques, formou-se a fuga do dia, um grupo muito forte, composto por Pello Bilbao, Bruno Armirail, Ben Healy, Alex Baudin, Warren Barguil e Julian Alaphilippe. Apenas 6 ciclistas mas que 6 na frente! Com isto, a vantagem nunca superou os 3 minutos, muito por culpa do trabalho da Lidl-Trek na frente do pelotão.



Sentindo que a fuga não ia longe, Ben Healy decidiu tentar a sua sorte a 57 quilómetros do fim. O irlandês partia para uma longa missão em solitário, a sua imagem de marca, a imagem das suas grandes vitórias. A diferença era de cerca de 2 minutos e aí permaneceu até ao final, impressionante! O ciclista da EF Education tinha muita energia guardada, fez uma gestão perfeita do seu esforço e nem alguns ataques no grupo principal nas últimas duas subidas do dia fizeram diminuir a diferença. Alex Aranburu e Florian Lipowitz tentaram sair do grupo mas apenas serviu para reduzir o mesmo.

No final, mais uma grande vitória para o currículo de Healy, esta com um solo de 57 quilómetros! Axel Laurance atacou na última dificuldade do dia e foi 2º, a 1:47, com o grupo dos favoritos a chegar logo a seguir, a 1:48, liderado por Simone Velasco. João Almeida teve um dia tranquilo, sempre muito bem posicionado e escudado pela UAE Team Emirates, foi 19º e mantém a liderança da Volta ao País Basco.

By admin