A etapa mais dura do Benelux Tour foi decisiva e bastante aberta, como se esperava, mas teve uma primeira fase bastante tranquila, com apenas Geraint Thomas e Jonas Rickaert, ambos já bem longe na geral, a irem para a fuga do dia. As equipas dos favoritos controlaram este duo à distância até à fase mais dura da jornada.



O endurecimento foi sendo feito, alguns ciclistas importantes como Mads Pedersen até abandonaram e na primeira passagem pela terrível sequência de colinas que marcou a jornada o pelotão ficou completamente partido. Matej Mohoric atacou e fez diferenças, tendo a companhia do colega Sonny Colbrelli e de Marc Hirschi. Formou-se um grupo perseguidor com os restantes favoritos, que não tinham grande entendimento, mas finalmente chegou ajuda de um 3º grupo, com elementos da Groupama-FDJ e da Deceuninck-Quick Step.

A partir daí a diferença foi caindo e na 2ª passagem pela meta era apenas de 10 segundos. As colinas voltaram a fazer grande diferença e impulsionados pelo ritmo de Tom Dumoulin conseguiram também chegar à frente Victor Campenaerts, Tiesj Benoot, Jasper Stuyven e Tim Wellens. Nesse momento Colbrelli aproveitou um momento de hesitação e arrancou em solitário, já que Hirschi não iria rebocar Mohoric.



O campeão italiano abriu uma vantagem de cerca de 40 segundos e no 2º grupo Mohoric desfez a colaboração com ataques para o quilómetro de ouro, onde os Bahrain somaram as bonificações máximas, fazendo sempre 1º e 2º. Ficaram Mohoric, Dumoulin, Campenaerts e Wellens com 10 segundos sobre Benoot, Stuyven e Hirschi. Com muito esforço o trio juntou-se ao quarteto a 13 kms da meta, quando Colbrelli estava a 30 segundos.

O grupo perseguidor não se entendeu e Colbrelli foi aumentando a sua vantagem, cruzando a linha de meta com 42 segundos de vantagem. Vitória incontestável do campeão italiano que, agora, é o novo líder do Benelux Tour. No grupo perseguidor, Matej Mohoric foi 2º, completando a dobradinha da Bahrain-Victorious. Jasper Stuyven fechou o pódio.



O grupo do líder Stefan Kung chegou a pouco mais de 1 minuto, recuperando alguma diferença na fase final, pelo que ainda não estão afastados da luta pela vitória final da competição. Colbrelli lidera com 51 segundos de vantagem para Mohoric e 53 para Campenaerts.

By admin