Dia importante no UAE Tour, com um contra-relógio individual de 9 quilómetros a marcar as primeiras diferenças na geral entre os favoritos. O percurso era linear, 4,5 kms a favor do vento e 4,5 kms contra o vento para terminar o esforço contra o cronómetro, portanto era preciso gerir bem. Hoje não era necessário partir na ordem inversa à classificação geral, pelo que muitos dos especialistas escolheram partir cedo, temendo um reforço da intensidade do vento com o adiantar da hora.




Isso levou a que os primeiros registos marcassem logo parte da jornada. Primeiro Mikkel Bjerg, 3º no ano passado num traçado semelhante, fez 10:07, Aleksandr Vlasov deu excelentes indicações com 10:08 e Stefan Bissegger mostrou ao que vinha ao fazer um tempo canhão de 9:43. Os ciclistas iam chegando e o registo do suíço ia-se mantendo no primeiro posto, a expectativa subia até à partida do seu grande rival, Filippo Ganna. O campeão do Mundo passou no intermédio a 1 segundo de Bissegger, mas o corredor da EF mostrou que fez uma segunda parte incrível e deixou o italiano a 7 segundos.

João Almeida conseguiu um excelente tempo, o corredor português geriu o esforço na perfeição, recuperou tempo face a Vlasov na parte final e dos corredores da luta pela geral foi durante muito tempo o melhor com 10:05 no 3º posto provisório. Apenas o seu colega Tadej Pogacar e Tom Dumoulin bateram João Almeida, que terminou o contra-relógio no 5º posto. Pogacar fez 10:01 e Dumoulin 9:57, tornando-se o 3º corredor a baixar da barreira dos 10 minutos.

A classificação geral reflecte em grande parte a classificação da etapa, com João Almeida no 6º lugar e numa boa posição para amanhã, vem aí chegada em alto em Jebel Jais. Ruben Guerreiro defendeu-se bem, com o 41º posto.

By admin