Pouco depois das 13h30 da tarde, hora portuguesa, saía para a estrada mais uma edição da Volta a Suíça. Após as senhoras terem competido numa prova de dois dias ganha por Lizzie Deignan, foi a vez dos homens saírem darem ao pedal. A abrir, um curto contra-relógio onde a chuva quis marcar presença.
O primeiro tempo de referência foi para um dos grandes favoritos. Stefan Bissegger partiu cedo e o suíço parou o relógio em 12:04, um tempo supersónico. Nomes importantes como Maximilian Schachmann e Rohan Dennis chegavam mas não se conseguiam aproximar do tempo do helvético. Dennis ficou a 19 segundos!
Entre os grandes favoritos só faltava um, o compatriota Stefan Kung. O campeão europeu voou pelas estradas de Frauenfeld e com uma média de 54,5 kms/h retirou o primeiro logo a Bissegger, depois de várias horas passadas nesse posto! Com 12 minutos certos, Kung era o novo líder.
Até ao final, ninguém retirou o primeiro lugar ao helvético, que conquistou a 3ª vitória da temporada e a liderança da Volta a Suíça. Bissegger foi 2º e, em 3º terminou Mattia Cattaneo, penúltimo corredor a chegar, cedendo 12 segundos. Na luta pela classificação geral, Julian Alaphilippe é a referência, ele que perdeu apenas 19 segundos para Kung. Schachmann ficou a 29, Richard Carapaz 31, Tom Dumoulin 32, Jakob Fuglsang 53 e Rui Costa 59.