Dia de todas as decisões na Volta ao Algarve 2023, com Tom Pidcock a partir de amarelo para o contra-relógio final de Lagoa no entanto com diferenças bastante curtas a deixarem tudo em aberto para a definição do vencedor final da Algarvia. Kasper Asgreen primeiro e Mathias Vacek marcaram os primeiros tempos interessantes, com o jovem checo a ser o primeiro a baixar dos 31 minutos.



Seguiram-se alguns novos melhores tempos, Nils Politt, Thymen Arensman e Remi Cavagna foram melhorando os registos um dos outros, com o francês a realizar os 24,4 quilómetros em 29:38. Este era já um tempo muito importante, logo de seguida vinha o suíço Stefan Kung que, por escassos 4 segundos, saltava para o primeiro lugar provisório.

O nível estava muito elevado no entanto ainda faltavam chegar nomes importantes, principalmente Filippo Ganna, só que o campeão italiano não esteve ao nível que se esperava, terminando a 10 segundos. Também o campeão do Mundo Tobias Foss esteve longe do melhor tempo, ao fechar a 29 segundos. Pelo meio, Daniel Martinez finalizou a 16 segundos e este registo viria a ser fundamental para as contas finais da geral. A etapa estava entregue a Stefan Kung, já que ninguém se conseguiu mais aproximar do seu tempo. João Almeida esteve uns furos abaixo do esperado, terminando em 13º a 1:12, com Rui Costa a fazer 16º a 1:23.



O grande registo de Daniel Martinez valeu-lhe a conquista da Volta ao Algarve, com o colombiano a superiorizar-se ao seu companheiro de equipa Filippo Ganna por 2 segundos. O pódio ficou completo com Ilan van Wilder, a 15 segundos, ele que foi 7º no dia de hoje. João Almeida e Rui Costa terminaram no top-10 final, em 6º e 10º respetivamente. Magnus Cort vence os pontos, Kasper Asgreen a montanha e Oscar Onley a juventude.

By admin