Esta última etapa do Tour Down Under prometia, pelo menos, ter um final emocionante. Os 4 primeiros classificados estavam separados por 5 segundos e as bonificações poderiam ter um papel decisivo no desfecho da classificação geral. O início da tirada era durinho e houve muitos ataques, acabou por se destacar um forte grupo de 7 elementos onde António Morgado era dos mais activos, o combativo português não quis sair da Austrália sem deixar a sua marca. O ciclista da UAE Team Emirates teve companhia de luxo, com Gil Gelders, Stefan de Bod, Simon Geschke, Maurice Ballerstedt, Jacopo Mosca e Franck Bonnamour.
Nesta escapada havia alguns ciclistas a rondar os 2 minutos de atraso na geral e o pelotão não deu contemplações, mantendo-os sempre relativamente perto, a Ineos-Grenadiers tentava, ao mesmo tempo, aumentar o ritmo para tentar exponenciar diferenças no Mount Lofty. Havia também algum nervosismo e uma queda já dentro dos 10 kms finais deixou o pelotão mais fraccionado, sem nenhum dos candidatos envolvidos. António Morgado voltou a mostrar a sua fibra combativa ao atacar a cerca de 5 kms da meta, quando o pelotão já respirava no pescoço da fuga, ele e Gil Gelders eram os mais inconformados.
Os rivais de Stephen Williams tentavam fazer-lhe a vida difícil, primeiro a Ineos, depois a Jayco, forçavam o ritmo, até que o verdadeiro ataque diferenciador surgiu a 1,6 kms da meta quando Isaac del Toro arrancou. Laurence Pithie e Jhonatan Narvaez responderam prontamente, Oscar Onley cedeu, e isso obrigou Stephen Williams e Bart Lemmen a fechar o espaço. Os 5 ganharam uma vantagem importante e claramente a vitória estava neste grupo, o único que não estava a lutar pela geral, Pithie, tentou surpreender à entrada do quilómetro final.
Foi Isaac del Toro a assumir as despesas da perseguição, apanhou Pithie e até distanciou Lemmen, só que ficou com a “obrigação” de ser ele a lançar o sprint final. Williams aguardou pacientemente e lançou o seu esforço a 200 metros da meta, surpreendendo os rivais. Ganhou alguma distância e aguentou até à meta diante de Jhonatan Narvaez e Isaac del Toro, selando o triunfo na geral com uma excelente vitória em etapa. Os 3 primeiros da etapa acabaram também nos 3 primeiros lugares da geral, o “pelotão” chegou a 10 segundos com Ruben Guerreiro, o ciclista português aproveitou para subir de 18º para 14º na classificação geral neste último dia de Tour Down Under.