A segunda etapa do Tour of Britain trazia um aumentar das dificuldades no percurso, um dia que prometia mexer na classificação geral. Numa primeira fase, oito ciclistas marcaram a fuga do dia, no entanto quando o terreno ficou mais complicado os ataques surgiram no pelotão. Cerca de 75 quilómetros para o fim, numa das três contagens de montanha do dia, o grande grupo partiu-se, devido ao forte ritmo imposto pela Soudal QuickStep. Numa primeira fase, 11 ciclistas nesse grupo, entre os quais Wout Poels, Joe Blackmore e Mathias Bregnhoj da Sabgal/Anicolor mas, sem nenhum representante a equipa belga continou o seu trabalho.
5o quilómetros para a chegada e a corrida mudava de figura, com Remco Evenepoel, Julian Alaphilippe, Stephen Williams e Oscar Onley a estarem numa nova movimentação que conseguiu fazer a ponte para a fuga do dia. Grupo muito numeroso e perigoso na frente, onde não estava a Tom Pidcock nem nenhum representante da INEOS. O ciclista britânico ainda tentou juntar-se quando as diferenças eram curtas mas sem sucesso, o que levou a sua equipa a perseguir no pelotão, algo que já viria a acontecer tarde demais.
Diversos ataques na frente, Williams, Alaphilippe e Onley muito ativos, mas sempre com junções a acontecerem, algo que não se viria a suceder na última dificuldade do dia. A 9 quilómetros do fim, este trio isolava-se na frente e tinha tudo para discutir a vitória, apesar de penas Williams e Onley trabalharem. Entendimento perfeito entre os 2 britânicos até ao quilómetro final, onde começaram as hesitações. Williams viu-se obrigado a lançar o sprint da frente, Alaphilippe estava, em teoria, mais fresco, só que o francês não teve pernas para ultrapassar o britânico que, no risco de meta, celebrava o triunfo à frente de Alaphilippe e Onley.
Vitória em etapa e liderança do Tour of Britain para o ciclista da Israel-Premier Tech. A 21 segundos chegava o grupo de Remco Evenepoel e a 1:27 o pelotão liderado por Paul Magnier e onde estavam Mathias Bregnhoj e Julius Johansen da Sabgal/Anicolor. Johansen é 10º na geral e continua líder da classificação por pontos.