O alerta foi dado pela mulher de Steven de Jongh publicamente no Twitter, o ex-ciclista e actual director-desportivo da Trek-Segafredo estava desaparecido desde as 9:30 da manhã, quando tinha saído para dar um passeio em Girona, com bicicleta e equipamento da Trek-Segafredo. Numa região de muitos ciclistas o apelo foi feito depois do aviso às autoridades competentes e rapidamente milhares de pessoas tiveram percepção do problema.
O Strava de Steven de Jongh foi essencial neste caso, o último registo de actividade foi perto de um cruzamento numa estrada com um asfalto mal cuidado e serviu para as autoridades terem uma noção de onde o holandês se poderia encontrar. Os meios foram mobilizados para o local, a polícia catalã utilizou vários veículos e um helicóptero e viria a ser mesmo o helicóptero a encontrar Steven de Jongh, perto do local do desaparecimento, numa ravina, onde esteve cerca de 5 horas.
O anúncio foi feito pela esposa do ex-atleta que referiu que de Jongh foi encontrado com pulso e a respirar, apesar de inconsciente. O holandês terá sido encontrado com traumatismos múltiplos e a polícia está a averiguar se o acidente envolveu outros veículos ou se terá ocorrido sozinho. Felizmente não parece ter havido consequências de maior.
(em actualização)