Team B&B KTM's Franck Bonnamour of France celebrates on the podium his super combative price at the end of the 21th and last stage of the 108th edition of the Tour de France cycling race, 108 km between Chatou and Paris Champs-Elysees, on July 18, 2021. / AFP / Anne-Christine POUJOULAT

Poucos conheciam Franck Bonnamour antes da Volta a França de 2021, foi nesse ano que o francês fez a mudança da Arkea-Samsic para a B&B Hotels, o que também lhe deu maior liberdade. 3 fugas nas últimas 3 etapas do Dauphine convenceram os responsáveis da equipa que Bonnamour seria uma mais valia na “Grand Boucle” e o corredor na altura com 26 anos provou isso mesmo desde cedo.

Ao todo somou 6 fugas nas 19 etapas em linha na Volta a França, esteve escapado em praticamente um terço das tiradas. Graças a isso integrou o top 10 por 4 vezes e terminou a corrida no 22º lugar, foi uma das agradáveis surpresas das 3 semanas. Logo de seguida levantou-se a questão, será que Bonnamour seria capaz de continuar este bom momento? A resposta foi afirmativa, 2º no Tour du Limousin, 7º em Poitou Charentes e 2º no Paris-Tours, com mais uma exibição incrível. Partiu para 2022 já com outra responsabilidade, foi 2º numa etapa do Paris-Nice e voltou ao Tour, desta feita com muito menos protagonismo, apenas 2 fugas e 65º no final. Ainda assim ganhou uma clássica em França, diante de nomes sonantes como Rota, Turgis, Guillaume Martin, Venturini e Arnaud de Lie.




O gaulês agora com 27 anos, filho do ex-ciclista Yves Bonnamour, foi um dos corredores que ficou sem contrato para 2023 quando os ambiciosos planos da B&B Hotels, chefiada por Jerome Pineau, caíram por terra. Nem grande patrocinador, nem Pro Team, nem sequer ficaram pelo escalão Continental. Dentro do elenco da B&B Hotels era um dos corredores mais apetecidos, pelos resultados e pelo contexto, só que não havia muitas vagas disponíveis dentro do World Tour.

Uma das poucas formações que ainda não tinha o plantel completamente encerrado era a Ag2r Citroen, que recrutou Franck Bonnamour num contrato válido por 2 temporadas, sendo o francês o 29º elemento do elenco. A própria equipa descreve o ciclista como um corredor muito completo, muito combativo e que poderá funcionar bem no bloco de apoio a Ben O’Connor, que neste defeso perdeu Jungels, Champoussin e Calmejane, portanto até foi uma contratação que veio bastante a calhar.

By admin