Dia de clássica em França, com mais uma edição do Mount Ventoux Denivele Challenge, clássica que termina no topo da mítica subida gaulesa. Nicolas Debeaumarché, Alan Jousseaume, Victor Koretzky, Alexandr Riabushenko e Lilian Calmejane formaram a fuga do dia, sempre controlada de perto pelas equipas da Movistar e EF Education-EasyPost.



Por duas vezes os ciclistas subiram o Mount Ventoux, a primeira por uma vertente relativamente mais fácil, que serviu não só para reduzir o pelotão mas também a fuga, onde Riabushenko e Koretzky se mostraram os mais fortes, sendo apanhados já na ascensão final ao Ventoux.

A EF Education entrou a todo o gás, Simon Carr e Diego Camargo fizeram uma grande aceleração e o grupo dos favoritos partiu-se ainda mais. Alejandro Valverde desferiu o primeiro ataque e isso só espevitou o grupo. A mais de 10 quilómetros do fim, aconteceu a movimentação decisiva, com Ruben Guerreiro a atacar.

O ciclista português fugiu com Andrey Zeits, rapidamente o deixou e partiu em solitário para a sua aventura. Atrás, Esteban Chaves foi fundamental para destabilizar a perseguição e permitir que o ciclista português fosse ganhando vantagem para o grupo perseguidor que estava cada vez mais reduzido e onde se destacavam Michael Storer e Cristian Rodriguez.



Com a vantagem a aumentar e os quilómetros a diminuir, nos derradeiros 3000 metros já era superior a 1 minuto, Guerreiro pedalou para uma das grandes vitórias da sua carreira, celebrando com um tiro de Cowboy no topo da subida! Chaves aproveitou para deixar todos para trás na parte final e dar a dobradinha à EF, chegando a 53 segundos. Michael Storer foi 3º a já 1:28.

By admin