A temporada de clássica abriu, para muitos, no dia de hoje com o tiro de partida da Omloop Het Nieuwsblad. O regresso do empedrado e do ciclismo à Bélgica era, como sempre, muito aguardado. Já habitual neste tipo de provas, uma grande fuga formou-se nos primeiros quilómetros, com Ben Healy, Juri Hollmann, Alexander Konychev, Quentin Jauregui, Ruben Apers, Morten Hulgaard e Donovan Grondin.
Jumbo-Visma era a equipa que mais trabalhava na frente do pelotão, fazendo-o mais seriamente, quando a fuga chegou aos 8 minutos de vantagem. Paulatinamente, a vantagem para a frente foi descendo e, com os quilómetros a diminuírem, os ataques começavam a surgir no pelotão. Magnus Sheffield e John Degenkolb espevitaram o grupo mas foi uma movimentação de Stefan Kung a ter mais sucesso.
O corredor suíço saiu com Florian Vermeersch e Loic Vliegen, conseguindo, alguns quilómetros depois, fazer a ponte para a frente de corrida. Com a vantagem a atingir o minuto, a Jumbo-Visma decidiu acelerar, ainda mais, no Berendris. Tiesj Benoot forçou o ritmo e apenas Wout van Aert, Jhonatan Narvaez e Tom Pidcock conseguiram seguir. Ainda antes do topo, Sonny Colbrelli conseguiu fazer a junção ao quarteto.
O agora quinteto fez, rapidamente, a ponte para a frente, passando a haver 11 ciclistas na fuga, um grupo que entrou com 30 segundos de vantagem nos derradeiros 25 quilómetros. A união durou somente 5 quilómetros, pois Benoot decidiu atacar antes do Kapelmuur. Atrás, ninguém se entendia, e o pelotão apanhava o grupo perseguidor. A dureza da subida fez as suas vítimas, e com um ritmo louco, os favoritos encostavam em Benoot.
Quando nada o fazia prever, Wout van Aert antecipou-se aos seus rivais, atacando ainda antes do Bosberg. Com um ataque bem medido, o campeão belga abriu um espaço importante na subida e, a partir daqui, começou a dar uso à sua habilidade de contra-relogista. Aos poucos, o belga foi aumentando a vantagem e a vitória tornou-se inevitável, mesmo com o grupo perseguidor a colaborar entre si. Triunfo autoritário de Van Aert, vencendo com 23 segundos de vantagem para o grupo perseguidor, onde o campeão da Europa Colbrelli foi 2º e Greg van Avermaet 3º.