Danilith Nokere Koerse 2021 - 75th Edition - Deinze - Nokere 195 km - 17/03/2021 - Ludovic Robeet (BEL - Bingoal WB) - photo Tim van Wichelen/CV/BettiniPhoto©2021

Dia para uma semi-clássica belga geralmente bastante animada e que tem histórico de sprinters a ganhar, a Nokere Koerse. Vento e chuva marcaram a corrida, endurecendo-a ainda mais do que o normal. Demorou 50 kms até se formar uma fuga e quando ela aconteceu o grupo foi composto por Anthony Jullien, Sebastien Grignard, Thibault Ferasse, Samuele Zoccarato, Ludovic Robeet, Aaron van Poucke, Ward Vanhoof e Damien Gaudin.




O pelotão não permitiu mais do que 4 minutos de avanço e ficou bastante reduzido logo à entrada dos 100 kms finais, com vento laterais e um ritmo forte a provocarem cortes. A Uno-x estava particularmente activa e presente da frente do grupo, de modo a também tentar evitar quedas. Na penúltima volta foi onde se fez uma grande selecção, ficaram cerca de 30 unidades na frente, mas não houve grande entendimento.

Assim sendo, mais ciclistas voltaram ao grupo principal, o ritmo diminuiu e quando faltavam 15 kms para a meta a fuga ainda tinha 1 minuto de avanço. Numa das últimas colinas com empedrado Gaudin e Robeet destacaram-se na fuga, enquanto Vanmarcke atacava no pelotão e partia por completo o grupo. Vanmarcke foi apanhado e saltaram em perseguição à frente da corrida Ethan Hayter e Luca Mozzato.




O duo dianteiro entrou nos 3 kms finais com 15 segundos sobre o trio perseguidor e 20 segundos sobre o pelotão. Robeet atacou a 2 kms da meta e abriu um bom espaço sobre Gaudin, que nunca mais o conseguiu fechar. O belga conseguiu segurar o grupo principal para celebrar a melhor vitória da carreira até ao momento, diante de Damien Gaudin e de Luca Mozzato. Jordi Meeus foi 4º e Timothy Dupont ficou fora da luta devido a uma queda na recta final, o mesmo aconteceu com Mark Cavendish e Jannik Steimle antes.

Em relação aos portugueses, Rui Oliveira esteve sempre bem presente na frente, terminou no grupo principal em 18º. André Carvalho foi 42º, depois de ter sido obrigado a algumas recuperações durante a corrida.

By admin