A primeira metade da etapa de hoje foi bem mais animada do que se esperava, numa primeira fase parecia que a fuga teria apenas Mattia Bais, Ewen Costiou e Lewis Askey, depois também se juntaram Simon Geschke e Manuele Tarozzi, sendo que Costiou optou por recuar para o pelotão. Na contagem de montanha de 3ª categoria a Alpecin-Deceuninck, cheia de moral depois do pódio de Kaden Groves, decidiu tentar fazer uma selecção de sprinters, cedo deixou Fabio Jakobsen para trás e até Caleb Ewan, Fernando Gaviria e Tim Merlier mostraram dificuldades em seguir o ritmo.

No entanto a intensidade baixou na descida e todos recolaram, isso não impediu que o pelotão alcançasse os fugitivos. Christophe Laporte caiu, Adrien Petit abandonou, deixando a Intermarche-Wanty reduzida a 6 unidades e Kaden Groves venceu o sprint intermédio diante de Olav Kooij e Jonathan Milan. Foi só depois desse momento que o pelotão voltou a deixar sair nova escapada, curiosamente com as mesmas equipas representadas, desta vez por Enzo Paleni, Benjamin Thomas, Michael Valgren e Andrea Pietrobon. A diferença era de 1:15 e no sprint intermédio seguinte Groves voltou a recuperar alguns pontos face à concorrência, 3 a Milan e 4 aos restantes.




Até à última subida categorizada do dia houve algumas pequenas quedas, Michael Woods ou Giovanni Lonardi foram alguns dos envolvidos e nessa subida de 3 quilómetros não houve diferenças, o pelotão apenas encurtou ligeiramente a diferença para a frente. O quarteto dianteiro estava a dar muito trabalho, a Lidl-Trek queria mais ajuda das outras equipas e recebeu essa ajuda, mas com 40 segundos de avanço ainda a 5 quilómetros da meta o perigo era bem real. Os fugitivos continuaram a colaborar bem e acabariam por discutir o triunfo entre eles.

Pietrobon foi o primeiro a arrancar já dentro do quilómetro final, Valgren deixou o espaço abrir um pouco e Paleni mordeu o isco ao fazer a perseguição ao italiano. Valgren e Thomas aproveitaram-se disso e lançaram o sprint a 200 metros da meta, apanharam Pietrobon e no final de contas Benjamin Thomas festejou o primeiro triunfo em 2024 da Cofidis, e que triunfo! Michael Valgren foi 2º e Andrea Pietrobon 3º, o melhor resultado da carreira. Jonathan Milan foi o primeiro do pelotão no 5º posto, na classificação geral não houve alterações de maior.

By admin