Não obstante a orografia acessível a etapa de hoje foi bastante nervosa devido ao vento moderado que se fazia sentir. Assim que a corrida mudava para uma direcção apetecível havia uma grande aceleração e constante luta por posição no pelotão. Um pelotão que já não contou com Biniam Girmay, o vencedor de ontem foi para casa mais cedo que o previsto, tal como noticiámos hoje de manhã.

Logo nos primeiros quilómetros Filippo Tagliani e Luca Rastelli decidiram aventurar-se e mostrar os sponsors durante algum tempo no equipamento, com o pelotão a dar 5 minutos ao duo italiano. A Groupama-FDJ assumiu a perseguição numa fase inicial e depois foi a luta pela colocação a fazer o resto. Mattias Jensen caiu, Richie Porte também e no sprint intermédio foi Mark Cavendish o primeiro do pelotão, seguido de Giacomo Nizzolo e Arnaud Demare. Richard Carapaz mostrou-se atento e somou 3 segundos de bonificação no sprint bonificado, apanhando João Almeida na classificação geral. Os fugitivos foram apanhados a cerca de 90 kms da meta, quando o pelotão acelerou, numa altura em que Caleb Ewan chegou a ser apanhado num grupo para trás.

Quando a situação acalmou um pouco foi Dries de Bondt a tentar a sua sorte e o belga até entrou nos 15 kms finais com 30 segundos, apesar de muito desgastado por ter andado tanto tempo a solo. O esforço do corredor da Alpecin-Fenix ia resultando em surpresa, só foi apanhado dentro dos últimos 2 kms.




As equipas dos sprinters com os comboios dominantes foram as mesmas de sempre, com uma alternância entre a Groupama-FDJ e a Quick-Step. Mesmo antes da última curva a formação belga passou à frente, Demare ficou um pouco fechado e foi forçado a lançar o sprint mais cedo do que queria, quebrando na parte final. Proveito para quem vinha na roda, parecia que a vitória ia para Fernando Gaviria, só que foi mesmo para Alberto Dainese, com uns 50 metros finais fulgurantes. Gaviria foi 2º e Simone Consonni fechou o pódio, com Demare 4º, Ewan 5º e Cavendish 6º.

João Almeida caiu para 3º na geral, na mesma a 12 segundos da camisola rosa, fruto da bonificação de 3 segundos de Richard Carapaz.

By admin