Dezembro significa primeiros estágios de pré-temporada das equipas. Uma forma dos ciclistas voltarem a estar todos juntos, dos novos reforços se ambientar aos futuros companheiros de equipa e, também, a altura para delinear o calendário para a próxima temporada. A UAE Team Emirates encontra-se em Alicante e, hoje, foi o tradicional media day.

As atenções estavam viradas para Tadej Pogacar. Se já só por si o esloveno é a grande figura da equipa, hoje ainda mais, já que no dia de ontem foi confirmado que Pogacar irá estar à partida no Giro d’Itália 2024 na cidade de Venaria Reale, a 4 de maio. Esta foi uma notícia que caiu que nem uma bomba no mundo do ciclismo.



Pela primeira vez na carreira, o esloveno irá estar na Corsa Rosa e, estando na Grande Volta italiana, o seu calendário será, naturalmente, diferente. Começaram logo a surgir questões. Quais serão os restantes objetivos da temporada? Clássicas da Primavera? Clássicas das Ardenas? Tour de France? Jogos Olímpicos? Campeonatos do Mundo? Vuelta a Espanha?

A edição de hoje da La Gazzetta dello Sport garantia que Pogacar também iria estar no Tour de France, que começa a 30 de junho, cerca de 1 mês depois do Giro terminar. A especulação era muita mas a confirmação veio também hoje, na conferência de imprensa do esloveno. O ciclista esloveno vai estar no Giro e no Tour em 2024, fazendo, pela primeira vez na carreira, duas Grandes Voltas no mesmo ano.

Vencer o Giro e o Tour no mesmo ano é o objetivo de Pogacar, um feito que foi alcançado por poucos. Marco Pantani é o último nome da história do ciclismo a tê-lo conseguido, em 1998, com Chris Froome a ser aquele que mais perto esteve de repetir o feito, em 2018, quando venceu o Giro e foi 3º no Tour.



Relativamente ao restante calendário, e consequentes objetivos, depois de muito se falar na imprensa que Tadej Pogacar estaria na Figueira Champions Classic e Volta ao Algarve, o ciclista da UAE Team Emirates irá começar a temporada apenas em Itália, com Strade Bianche e Milano-Sanremo. A Volta a Catalunha (também em março) será a única prova por etapas antes do Giro, com o esloveno a também estar na Liege-Bastogne-Liege (não defendendo o título na Amstel Gold Race nem La Fleche Wallonne). 2024 não terá Pogacar nas clássicas da Flandres, não defendendo o título no Tour de Flandres.

Depois do Tour de France, Pogacar irá, apenas, estar presente apenas em provas de um dia: Jogos Olímpicos, GP Quebec, GP Montreal, Campeonatos do Mundo de Zurique e Il Lombardia.

By admin