O dia de hoje era muito aguardado pela comunidade de ciclismo, o media day da UAE Team Emirates onde seriam revelados mais pormenores sobre o calendário e os principais objetivos de Tadej Pogacar. O esloveno irá iniciar a temporada no UAE Tour a 17 de fevereiro, prova onde já começou as épocas de 2021 e 2022. Segue-se a habitual campanha de clássicas, com o campeão do Mundo a viajar para Itália para a  Strade Bianche (8 de março) e o primeiro Monumento da temporada, a Milano-Sanremo (22 de março).




A Bélgica é o país que se segue no calendário, com Pogacar a estar presente na E3 Saxo Classic (28 de março), na Gent-Wevelgem (30 de Março) e Tour de Flandres (6 de Abril). Será a estreia do ciclista da UAE Team Emirates na Gent-Wevelgem, uma forma de preparar mais a sério a Ronde, prova que venceu em 2023. A estreia no Paris-Roubaix vai ter que ficar para outra temporada, não será em 2025, já que depois o foco vira para as clássicas das Ardenas – Amstel Gold Race, Fleche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège (entre 20 e 27 de abril).

A partir daqui surgem as incógnitas no calendário. A principal figura da UAE Team Emirates revelou que, para além do Tour de France, ainda não está decidido qual será a segunda Grande Volta que irá realizar em 2025. Tudo vai depender do percurso de ambas as competições, percursos esses que ainda não foram oficializados. Caso opte pela defesa do título do Giro, irá direto da prova italiana para o Tour, se o cenário não for este, antes do Tour irá realizar o Criterium du Dauphine.




Relativamente aos outros líderes para as Grandes Voltas, tudo vai ficar dependente da seleção de Pogacar. No entanto, pelas primeiras indicações, Juan Ayuso e Adam Yates serão co-líderes no Giro, o britânico e João Almeida estarão ao lado de Pogacar no Tour e João Almeida também estará na Vuelta a Espanha.

Relativamente a João Almeida, também já se sabe o seu calendário para a restante temporada. Salvo algum imprevisto, o ciclista natural das Caldas da Rainha irá começar a temporada na Volta à Comunidade Valência, vindo depois a Portugal para a Figueira Champions Classic e Volta ao Algarve. Seguem-se mais 4 provas por etapas, todas elas do World Tour: Paris-Nice, Volta ao País Basco, Volta a Romandia e Volta a Suíça.

 

By admin