Segunda jornada consecutiva de alta montanha na Volta a Catalunha com a particularidade desta tirada ter ainda mais acumulado em relação a ontem, com um total de quase 4000 metros. Com tantas diferenças na classificação geral e tantos nomes já afastados de um bom lugar os primeiros quilómetros foram de ciclismo bastante ofensivo, formando-se uma fuga muito forte com Nicolas Prudhomme, Juan Pedro Lopez, Mauri Vansevenant, Hugh Carthy, Chris Juul-Jensen e Andreas Kron, aos quais se viriam ainda a juntar Jack Haig, Harold Tejada, Ethan Hayter e Andreas Leknessund. Os ataques continuavam, Ivan Sosa e Stephen Williams também fizeram a ponte e no meio disto tudo a UAE mantinha o grupo debaixo de olho, ali a rondar 1 minuto.

A segunda contagem de montanha do dia, o Port de Cantó, veio alterar esta panorama, o pelotão alcançou a frente da corrida e saíram de lá cerca de 50 unidades juntas para a última descida, que levou os corredores ao Port Ainé, uma subida duríssima, que começou com a UAE Team Emirates ao comando, através de Marc Soler. Desta vez quem fez o trabalho de selecção do grupo foi a Soudal-Quick Step, primeiro por Ilan van Wilder e depois por Jan Hirt, com o pensamento em Mikel Landa. O ataque do espanhol surgiu a 7 kms da meta e teve resposta pronta da Tadej Pogacar, que num espaço de metros o ultrapassou, deixou para trás e começou a abrir um grande fosso, tal como ontem.




Na luta pelo melhor dos comuns mortais Mikel Landa teve a companhia de Sepp Kuss e Chris Harper, mas desenvencilhou-se deles a cerca de 3 kms da meta, quando já perdia 40 segundos para Pogacar. Num grupo perseguidor, sem João Almeida, trabalhavam a Bora e a Movistar. Tadej Pogacar seguiu num ritmo tranquilo até à meta onde festejou pelo segundo dia consecutivo e desta forma alargou ainda mais a diferença na classificação geral, agora superior a 2 minutos para Mikel Landa, que foi 2º. A Bahrain teve uma prestação muito boa e finalizou com Antonio Tiberi em 3º e Wout Poels em 4º, subindo também muitos lugares na geral. João Almeida chegou em 17º, a 1:46 do seu colega de equipa, caindo assim para o 10º lugar na geral.

 

By admin