O pelotão do World Tour terminou a sua digressão pelo Canadá com uma viagem até Montreal, para a segunda clássica nesta região do globo. Uma competição feita em circuito, com várias subidas e, por norma, bastante mais duro que o GP Quebec, favorecendo os trepadores. A fuga formou-se nos primeiros quilómetros, constituída por Theo Delacroix, Antoine Duchesne, Eddy Fine, Florian Vermeersch, Andreas Leknessund e Antonio Nibali.



AG2R Citroen, Jumbo-Visma e UAE Team Emirates foram as equipas que passaram pela frente do pelotão, e na fuga, a dureza do percurso foi fazendo a seleção, um a um os ciclistas foram cedendo, com Leknessund a ser o último resistente, apanhado a 24 quilómetros da chegada. Nessa altura, já o grupo dos favoritos era pequeno, com cerca de 50 unidades.

A meio da penúltima volta, à falta de 21 quilómetros, Simone Velasco e Frederik Wandahl tentaram a sua sorte. O duo foi aproveitando a fase mais rápida do percurso para chegar aos 40 segundos de vantagem no começo da volta final, só que o Côte Camillien-Houde aparecia logo de seguida e foi fatal para o italiano e para o dinamarquês. Daniel Martinez foi o primeiro a mexer mas foi um ataque de Tadej Pogacar a destruir o pelotão.

Até ao topo da subida, Adam Yates ainda forçou mais o ritmo, deixando apenas 5 ciclistas na frente, para além do britânico, Pogacar, Andrea Bagioli, David Gaudu e Wout van Aert, que sofreu bastante nos metros finais. Este grupo abriu um espaço enorme para trás, 30 segundos em poucos metros e logo aí se apercebeu que a vitória estava na frente. A 3 quilómetros do fim, Yates tentou na última colina do percurso, sofrendo um contra-ataque de Gaudu mas o grupo entrou junto no quilómetro final.



Gaudu lançou o sprint de longe, a 400 metros, ganhou uma pequena vantagem mas Pogacar estava muito forte. O esloveno fechou o espaço, colocou-se na frente e quando parecia que Van Aert iria superar Pogacar o belga ficou sem energia, o esloveno não quebrou e conquistou o triunfo, o primeiro desde o Tour! Bagioli fechou o pódio. Ruben Guerreiro foi 24º a 39 segundos.

By admin