Esta etapa rainha da Volta ao Algarve 2019, com dupla passagem pelo Alto do Malhão teve algumas ausências de peso à partida, a larga maioria por motivos de saúde, Luke Rower, Sérgio Paulinho, João Matias, Arnaud Demare, Jasper Stuyven e Roy Curvers fora os ausentes.




O grupo de fugitivos foi o maior até agora nesta “Algarvia, com Andreas Schillinger, Jonas Koch, Tim DeClercq, Stefan Kung, Jasper de Buyst, Frederik Frison, Nikolas Maes, Maarten Wynants, Nils Politt, Mads Wurtz, Mads Pedersen, Kenneth van Bilsen e Vicente Garcia de Mateos. O ritmo foi alucinante, 47 km/h na primeira hora e a vantagem foi crescendo até aos 4:20, com a UAE Team Emirates do líder Tadej Pogacar a tomar a responsabilidade.

A Team Sky e a CCC Team aceleraram o ritmo antes da primeira passagem pelo Malhão e foi aí que a corrida explodiu, estas 2 equipas deixaram o pelotão esfrangalhado e a fuga reduzida a 1:20 de vantagem e já só com Tim DeClercq, Jonas Joch, Stefan Kung, Mads Pedersen e Jasper de Buyst. O grupo principal voltou a crescer ligeiramente na descida e quando parecia que tudo estava mais calmo, a 25 kms da meta David de la Cruz lançou-se ao ataque.




O espanhol da Team Sky teve a companhia de Zdenek Stybar e Soren Kragh Andersen quase de imediato e obrigou a UAE Team Emirates a um desgaste extra. Mais tarde também Steve Cummings se juntou a eles e o quarteto apanhou a fuga original. A 10 kms da meta Soren Kragh Andersen atacou na frente, levando com ele Stybar e Cummings, enquanto os favoritos mexiam no grupo principal, sem grandes consequências.

O trio entrou no Malhão com 55 segundos de vantagem e rapidamente Steve Cummings ficou para trás. Entre os favoritos todos atacaram Pogacar, incluindo os portugueses Amaro Antunes, João Rodrigues e Frederico Figueiredo, mas foi Enric Mas finalmente a colocar uma boa distância no esloveno, tendo mais tarde a companhia de Wout Poels. Nos 500 metros finais Zdenek Stybar por fim distanciou Kragh Andersen para vencer no Alto do Malhão. O dinamarquês foi 2º na etapa, logo seguido por Poels, Enric Mas, Cummings e Pogacar.




O esforço do ciclista da UAE Team Emirates valeu-lhe o triunfo na classificação geral, à frente de Kragh Andersen e de Wout Poels. João Rodrigues foi 7º na etapa e subiu a 9º na geral. Amaro Antunes foi 10º na jornada e também subiu na geral, ocupando o 8º lugar. Destaque ainda para Frederico Figueiredo que foi 12º na etapa.

Foto: Volta ao Algarve

By admin