Dia de todas as decisões no UAE Tour, com a ascensão final a Jebel Hafeet. O esloveno Pogacar partia para a última etapa com a camisola de líder. A fuga do dia formou-se com 15 quilómetros percorridos, foram sete os escapados: Daryl Impey, Clement Davy, Michael Schwarzmann, Kaden Groves, Michael Morkov, Joris Nieuwenhuis e Gianni Vermeersch.



A vantagem nunca foi muito grande, atingindo os três minutos no máximo, com a UAE Team Emirates e Intermarche-Wanty Gobert a controlarem o ritmo no pelotão.

Ruben Guerreiro teve um problema com a bicicleta já dentro dos 10 km finais. A fuga foi, apenas, alcançada na ascensão final a Jebel Hafeet, a faltar 7,5 km até à meta.



O ritmo imposto por George Bennett não deixava ninguém indiferente, selecionando muito o grupo. Tom Dumoulin, Filippo Ganna, Óscar Rodríguez, Meintjes, Jan Hirt, Chris Harper e Powless descolavam. Ficava um grupo de quinze unidades na frente. Mais tarde, Romain Bardet, Jai Hindley, David de la Cruz e Vlasov também sentiam dificuldades.

Até que a 3km da meta, o britânico Adam Yates decide mexer com a corrida, colocando à prova Pogacar. Yates sentia Pogacar na sua roda e decidia não puxar mais. Bilbao seguia atrás deles e trazia João Almeida na sua roda, foi um embalo para o português, que seguiu disparado em direção ao último quilómetro. Yates sentiu que tinha de fechar o espaço, acabou por consegui-lo, levando Pogacar e Bilbao. A entrada para o último km foi feita com o caldense na frente, mas foi rápido até Yates desferir outra ofensiva. Mais uma vez Pogacar a ir no seu encalce. O esloveno tinha melhor ponta final e deu nova vitória para a sua equipa. Yates terminou a um segundo, com Bilbao em terceiro, a 5 segundos. João terminou na quarta posição, a 15s.



Na classificação geral, Pogacar vence, novamente, o UAE Tour, com 22s de vantagem para Yates, e 48s para Bilbao. João Almeida terminou no quinto lugar, a 55s do seu colega de equipa. Philipsen venceu a camisola dos pontos. Pogacar levou também a classificação da juventude.

By admin