Primeiro dia de montanha no UAE Tour, com a chegada a Jebel Jais a ser o palco do primeiro confronto entre os trepadores presentes nos Emirados Árabes Unidos. Jakob Egholm e Luca Rastelli marcaram a fuga do dia, permanecendo na frente até aos derradeiros 17 quilómetros, já em plena subida final. Durante a etapa, apenas destaque para Jasper Philipsen e Dmitrii Strakhov que foram somando pontos nos sprints intermédios.



Como na restante etapa, foi a EF Education a comandar nos primeiros quilómetros da subida final, aparecendo depois, a UAE Team Emirates. O ritmo da equipa árabe era outro e, aos poucos, foi fazendo os seus estragos no pelotão. O primeiro ataque surgiu a 8 quilómetros e logo por intermédio de Tadej Pogacar, um ataque que serviu para testar as pernas e ver a reação dos seus rivais.

A movimentação do esloveno espevitou o grupo e seguiram-se muitos ataques, com Rafal Majka, Ruben Guerreiro, Rein Taaramae e Chris Harper a serem dos corredores mais inconformados. Um feroz ritmo de Taarame preparou o ataque de Jan Hirt a 2800 metros do fim. Com um ritmo brutal, o grupo chegou a partir-se mas com a subida feita aos repelões, o quilómetro final iniciou-se com mais de 20 ciclistas no grupo da frente e com João Almeida ao trabalho.



Lucas Plapp tentou surpreender a 500 metros do fim, Majka fechou o espaço e tudo se decidiu ao sprint. Ruben Guerreiro tentou surpreender, foi o primeiro a lançar o sprint, no entanto Tadej Pogacar estava na sua roda e, com uma ponta final superior, conquistava a vitória no topo de Jebel Jais. Adam Yates e Aleksandr Vlasov foram 2º e 3º, respetivamente. A 3 segundos, em 4º, chegou Ruben Guerreiro, o primeiro do grupo perseguidor.

Na geral, Tadej Pogacar é o novo líder, com 2 segundos de vantagem para Filippo Ganna. João Almeida é 6° a 28 e Ruben Guerreiro 9° a 40.

By admin