Jornada inaugural do Tour of the Alps, uma corrida que geralmente serve de preparação para a Volta a Itália já que está recheada de montanha. A lista de participantes é de luxo, uma Ineos-Grenadiers muito apetrechada, uma Bora-Hansgrohe bem composta e depois outros nomes sonantes como Jack Haig ou Hugh Carthy. Para o primeiro dia havia no menu uma duríssima subida a cerca de 10 kms da meta antes de um final também ele algo empinado, mas sem o potencial de fazer tantas diferenças.

A etapa tinha menos de 130 kms e houve 6 ciclistas a tentarem a sua sorte, Sergio Samitier, Valentin Paret-Peintre, Mulu Hailemichael, Andrea Garosio, Moran Vermeulen e Alex Martin e sem grande surpresa foram Ineos-Grenadiers e Bora-Hansgrohe a tomar as rédeas do pelotão, controlando esta escapada a cerca de 2/3 minutos até aos 30 kms finais. Escapada alcançado num ápice devido ao ritmo alucinante da equipa britânica, algo que continuou para a principal dificuldade do dia, com Laurens de Plus.




O grupo principal foi perdendo imensas unidades, a formação britânica inclusivamente descolou Thymen Arensman e Domenico Pozzovivo. Só que Laurens de Plus não podia mais a 2 kms do final da subida e Jack Haig aproveitou para atacar e quem reagiu ao australiano foi o pequeno Jefferson Cepeda, que inclusivamente o deixou para trás por momentos. O duo iniciou a descida com 15 segundos de vantagem e Haig arriscou mais do que Cepeda, deixando o equatoriano para trás, ele que viria a ser absorvido pelo grupo selecto dos favoritos, liderado por Geraint Thomas, a 4 kms do final.

O quilómetro final foi agonizante, uma aceleração decisiva de Hugh Carthy alcançou Jack Haig de forma definitiva, Buitrago vinha na sua roda mas cedeu com problemas físicos e o britânico da EF ficou com alguns metros de vantagem sobre Gall, Hart, Sosa e Sivakov. No entanto, Hugh Carthy cedeu nos últimos metros, Tao Hart jogou a sua carta na perfeição já dentro dos 300 metros finais e triunfou diante de Gall e do ciclista da EF. O corredor da Ineos-Grenadiers é desta forma o primeiro líder da competição, num primeiro dia onde ficaram desde logo poucos ciclistas na luta pela geral.

By admin