Dia para a primeira etapa de montanha do UAE Tour, com a já habitual chegada a Jebel Jais. Mark Stewart mostrou estar com muita vontade desde o começo da tirada, o britânico esteve na primeira fuga do dia, na companhia de Silvan Dillier, até serem apanhados a 94 quilómetros do fim. Tudo isto por causa de bordures, o pelotão chegou a estar dividido em dois mas, 30 quilómetros volvidos, a situação acalmava. Mais uma vez, Stewart voltava a atacar, outra vez na companhia de um ciclista da Alpecin-Deceuninck, desta vez Jonas Rickaert.



O ciclista da Corratec-Vini Fantini tinha como objetivo passar na frente o sprint intermédio, reforçando a liderança, e fê-lo com sucesso. Já sozinho, Stewart decidiu esperar pelo pelotão e, a 28 quilómetros do fim, o pelotão já seguia compacto. Sempre com a UAE Team Emirates no comando, o pelotão rapidamente chegou ao sopé da subida final. Aos poucos, o ritmo aumentava consideravelmente e o grupo ia ficando mais alongado e curto. A 12 quilómetros da chegada, Einer Rubio tentava repetir a façanha da temporada passada mas o ataque do colombiano não foi muito longe. Quando Rubio foi apanhado, quem já não estava no grupo dos favoritos era Adam Yates. O britânico caiu a meio da etapa e foi forçado a abandonar já durante a subida final.

Mikkel Bjerg era a locomotiva do pelotão, o dinamarquês fez um trabalho brutal e apenas Jan Hirt teve a audácia de atacar mas também ele sem sucesso. A Decathlon AG2R La Mondiale deu o seu primeiro sinal a 4 quilómetros do fim, mas foi a 1100 metros da chegada que tudo se tornou mais sério. Ataque de Valentin Paret-Peintre com Ben O’Connor na sua roda! O francês fez algumas centenas de metros a todo o gás, abriu espaço para o pelotão e restou a O’Connor terminar este ataque.



O australiano aguentou a aproximação final do grupo perseguidor e, no topo de Jebel Jais, conquistou a merecida vitória. Vine foi quem mais direta perseguição deu e liderou o grupo dos favoritos na chegada à meta, a 5 segundos. Lennert van Eetvelt foi 3º na etapa. Devido às bonificações conseguidas, Vine é o novo líder do UAE Tour.

By admin