Depois de uma temporada de enorme sucesso, havia curiosidade como seria o mercado da formação de Mortágua, uma equipa que ao longo dos últimos anos construiu o melhor comboio da actualidade em Portugal. A especialização nesse nicho tem valido muitas vitórias e muita exposição, como provaram este ano na Volta ao Alentejo e na Volta a Portugal. Nesta última, a equipa triunfou por 3 vezes e andou inclusivamente de amarelo.



A equipa fechou o plantel e anunciou o mesmo com bastante antecedência e até sem dar muito nas vistas, até porque a larga maioria do elenco de 2024 são renovações de 2023, 10 para ser mais preciso. Os reforços são apenas 2, o jovem espanhol Andrés Taboada, de apenas 21 anos, foi estagiário na parte final de 2023 e impressionou os responsáveis da equipa. Proveniente da Supermercados Froiz, fez o G.P.J.N. com a equipa e foi 10º na Volta a Portugal do Futuro.

A outra contratação, de modo a fechar o plantel de 12 ciclistas, foi o português César Martingil, outro homem rápido e outra opção para os sprints. Martingil representou a Aviludo-Louletano este ano e teve uma temporada discreta para os seus parâmetros, tendo aparecido na Volta a Portugal com 2 top 5 em etapa.



Analisando este plantel, é relativamente grande para a realidade portuguesa. 12 corredores dá para gerir as forças consoante os objetivos e permite alguma rodagem para não sobrecarregar os líderes. João Matias, Leangel Linarez e César Martingil são ciclistas perigosos nas chegadas em pelotão compacto, enquanto Bruno Silva, Angel Sanchez, António Barbio e Gonçalo Carvalho vão tentar a sua sorte no terreno mais montanhoso. De referir que o último ciclista a ser anunciado por Leangel Linarez, já bem no mês de Dezembro. Ainda se pensou que o venezuelano iria prosseguir a sua carreira no estrangeiro, mas renovou e vai tentar repetir o sucesso da última Volta a Portugal.

Constituem o plantel da Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua: Nicolas Saenz, Rafael Barbas, Francisco Morais, Gonçalo Amado, Gonçalo Carvalho, Angel Sanchez, António Barbio, Bruno Silva, João Matias, Leangel Liñarez, Andres Taboada e César Martingil.

 

Foto: João Fonseca

By admin