Tal como aconteceu nos dois primeiros dias, a W52-FC Porto voltou a marcar presença na fuga do dia, desta vez com António Carvalho a levar os azuis e brancos na frente. O português teve a companhia de Igor Boev, Diego Lopez, Jose Vicente Toribio, José Manuel Gutierrez e Daiki Yasuhara.
O circuito pelas ruas de Madrid nunca é fácil e, por isso, o pelotão comandado por Caja Rural, Total Direct Energie e Euskadi-Murias nunca deu mais de 1 minuto aos 6 fugitivos. Foi já dentro da volta final que a fuga foi alcançada, ou seja, já dentro dos 5 quilómetros finais.
No sprint final, o mais forte acabou por ser Maxime Daniel, com o francês da Arkea-Samsic a bater Niccolo Bonifazio e o seu companheiro de equipa Clement Russo, que acabou por ganhar a classificação geral desta Vuelta a Madrid graças ao bom posicionamento conseguido nesta última tirada. Na etapa, Francisco Campos foi 6º, sendo o melhor português.
Como já referido, Clement Russo é o vencedor da Vuelta a Madrid, sendo acompanhado no pódio pelo companheiro Romain Hardy e por Carlos Barbero. Alexandr Grigoryev do Sporting/Tavira foi 5º e o melhor das equipas portuguesas, sendo que Vicente Garcia de Mateos , Ludofoos Louletano, foi 10º, também com o mesmo tempo.