Com a saída antecipada de Vasil Kiryienka da Team Ineos (já falámos sobre isso ontem, podem ler aqui), a formação britânica ficou com uma vaga no seu plantel. Com o mercado já mais que fechado as opções não eram muitas e a escolha recaiu em Cameron Wurf, australiano de 36 anos que já não competia no World Tour desde 2014!




Wurf passou pelo World Tour algum tempo, nomeadamente entre 2009 e 2014, onde passou pela Fuji-Servetto e depois pela Cannondale, ex-Liquigas. Alinhou em 3 Grandes Voltas e não tem nenhuma vitória como profissional, era essencialmente um gregário. Em 2017 ainda fez os Nacionais australianos, sendo relativamente competitivo, foi 8º no contra-relógio e 26º na prova de estrada.

Já havia alguns elos em comuns entre a Ineos e Cameron Wurf, o australiano dedica-se de uma forma mais séria ao triatlo desde 2017, altura em que começou a ser treinado por Tim Kerrison, um dos treinadores da Team Ineos. A partir daí tem participado em algumas sessões de treino com ciclistas da equipa e tem uma boa relação com eles.




A Ineos e Wurf têm patrocinadores em comum e esta é uma “win-win situation” para ambos. O grande objectivo do australiano de 36 anos é o Ironman de Kona, no Hawai, prova onde foi 17º em 2017, 9º em 2018 e 5º em 2019, e a corrida só é em Outubro. Na primeira metade da época irá ajudar a Ineos como puder, a perseguir fugas, colocar os colegas e servir de aguadeiro, enquanto faz alguns quilómetros de treino, depois irá focar-se nos objectivos pessoais.

A estreia de Cameron Wurf vai acontecer já na Cadel Evans Great Ocean Road Race, que vai decorrer dia 2 de Fevereiro e é a única prova conhecida para já no seu calendário de estrada.



By admin