Bem cedo no mercado, a 27 de Agosto, a Trek-Segafredo anunciou a contratação da jovem sensação colombiana Ivan Sosa. Sosa vinha de uma série de vitórias incrível, Tour of Bihor, Adriatica Ionica Race e Sibiu Tour, averbando ainda a Vuelta a Burgos em Agosto. Tudo parecia acertado e confirmado, a equipa anunciou e o ciclista até prestou declarações no site da equipa.




Só que tudo mudou muito rapidamente. Durante o Verão, Ivan Sosa trocou de agente, passou de Paolo Alberati para Giuseppe Acquadro, que trabalha actualmente com alguns dos seus compatriotas, como Egan Bernal ou Nairo Quintana. Segundo o que veio em alguma imprensa internacional especializada, entre Sosa, Alberati e a Trek-Segafredo somente havia um princípio de acordo, que envolvia estas 3 partes e ainda a Androni Giocatolli, que teria a receber, 350 mil euros, uma espécie de clausula de rescisão, inscrita no contrato de Ivan Sosa.

Em declarações ao Cyclingnews, Gianni Savio (responsável máximo da Androni-Giocatolli) disse, há quase 2 meses, que Ivan Sosa estaria próximo da Team Sky, e que obviamente, ele iria devolver à Trek-Segafredo o valor do “bónus de desenvolvimento”, inscrito no contrato do colombiano. Esse bónus foi negociado e a Trek-Segafredo pagou uma quantia de cerca de 120 mil euros, para Savio libertar Sosa.




O contrato que Sosa iria assinar com a Trek-Segafredo seria de 2 anos, enquanto que na Team Sky deverá assinar por 3 temporadas, juntando-se assim ao seu grande amigo Egan Bernal, eles que correram juntos na formação Profissional Continental italiana. Para além disso, o seu actual agente tem fortes ligações com a Team Sky. Também se fala que a Team Sky pagará mais que os 120 mil euros que a Trek-Segafredo pagaria à Androni, outra das partes interessadas nesta transferência.

A confirmação desta mudança foi dada pelo próprio Ivan Sosa em declarações ao site argentino Ciclismo Internacional, onde admite que vai mesmo correr pela Team Sky em 2019. Adiantou até mais, que a sua primeira corrida deve ser o Tour of Colombia, que vai começar a 12 de Fevereiro. Ivan Sosa ainda não foi oficializado na equipa britânica porque ainda decorre um processo em tribunal, entre Acquadro e a empresa para a qual trabalha Paolo Alberati, relativo à mudança de agente e às suas consequências.



By admin