O final do ano de 2023 trouxe o fim da carreira de Lennard Hofstede e problemas para a Team Visma | Lease a Bike. Com a reforma precoce do neerlandês, a equipa de Richard Plugge via-se obrigada a ir ao mercado para encontrar um substituto para este ciclista. Esta não era uma tarefa fácil, poucos eram os ciclistas no mercado e numa equipa como a Team Visma | Lease a Bike, a seleção é ainda maior. Os rumores adençaram-se na última sexta-feira e, na manhã de hoje, chegou a confirmação oficial.
Aos 34 anos, Julien Vermote recebe uma oportunidade que, talvez, já não estivesse à espera e regressa ao World Tour pelas mãos da Team Visma | Lease a Bike. Já muito experiente, o belga caracteriza-se por ter um excelente motor, capaz de liderar o pelotão durante quilómetros e quilómetros, adaptando-se, também às clássicas. Passou, entre outros, 7 anos na atual Soudal QuickStep e, em 2021 e 2022, esteve na Alpecin-Deceuninck. Por coincidência, a entrada na equipa belga em 2021 também se deu tarde no ano, apenas em finais de março.
Mesmo sem equipa em 2023, Vermote não desistiu, reuniu patrocinadores e continuou a treinar como se um profissional se tratasse. No sempre competitivo calendário amador belga, participou de forma individual, e num total de 25 provas conseguiu concluir 13 vezes no top-10, incluindo uma vitória. O desejo de regressar ao profissionalismo mantinha-se e, o início deste ano, trouxe grandes notícias.
Em declarações ao site da Team Visma | Lease a Bike, Vermote disse “estar muito feliz pela oportunidade recebida. Mal posso esperar por estar no training camp da próxima semana”. Também o diretor desportivo Merijn Zeeman reagiu, afirmando “com a saída do Lennard, tínhamos que olhar rapidamente um substituto valioso e estamos muito contentes por contratar o Julien. Tem uma vasta experiência e está imediatamente disponível para nos ajudar. Está muito motivado e apaixonado pela oportunidade.”