Regresso da Taça do Mundo de ciclocrosse com a etapa de Benidorm. Em plena costa do Mediterrâneo, debaixo de um tempo agradável, o pelotão fez-se a mais uma prova, com Wout van Aert a ser o grande nome presente. Sem grandes dificuldades ao longo do traçado, esta foi uma prova muito rápida, os ataques eram constantes mas ninguém se conseguia destacar e foi um grupo de 8 atletas a entrar junto na derradeira volta ao circuito.
A alta velocidade, Thibau Nys e Eli Iserbyt abriram uma pequena vantagem e, numa das poucas zonas de asfalto do percurso, ainda para mais em subida, o campeão da Europa disparou sem resposta. Enorme ataque de Nys, os seus rivais ainda tentaram responder, só que o belga esteve perfeito, timing ideal, ainda tinha energia e triunfo para o campeão europeu e belga. Iserby foi 2º a 3 segundos e Lars van der Haar superou Wout van Aert no último lugar do pódio.
Michael Vanthourenhout foi 5º e reforçou a liderança da Taça do Mundo. O belga da Pauwels Sauzen – Cibel Clementines viu Toon Aerts ser apenas 14º e, desta forma, ganhou muitos pontos ao seu rival. Vanthourenhout tem, agora, 231 pontos, mais 33 que Aerts à falta de apenas 2 provas.
Na prova feminina, a campeã do Mundo Fem van Empel foi a mais forte, derrotando a líder da Taça do Mundo Lucinda Brand no sprint final. Marie Schreiber completou o pódio a 2 segundos. Nas contas da competição, Brand viu Van Empel aproximar-se ligeiramente no entanto ainda tem 41 pontos de avanço, uma vantagem muito sólida.