O primeiro domingo de Novembro marcou o primeiro grande evento da temporada de ciclocrosse, com a disputa dos Campeonatos da Europa da modalidade em Pontevedra, em Espanha. Percurso não muito duro, mas com algumas zonas técnicas, o que colocava alguma incerteza nos resultados. Bem cedo, os juniores discutiram os seus títulos, com Anja Grossmann a vencer nas femininas e Mattia Agostinacchio nos masculinos, onde Gonçalo Costa foi o melhor português em 32º.



Seguiram-se as categorias sub-23, com Celia Gery a vencer no lado feminino e Jenthe Michels no lado masculino. Para as cores nacionais, Rafael Sousa foi 25º e Tomás Gaspar 28º. As elites femininas eram a próxima a fazer-se ao percurso, com Fem van Empel a juntar a camisola das estrelas ao arco-íris. A campeã do Mundo superou Ceylin del Carmen Alvarado e Lucinda Brand, num pódio totalmente neerlandês.

Por fim, os elites masculinos e verificar se Michael Vanthourenhout conseguiria revalidar o título. A prova ficou marcada por um duelo entre a poderosa seleção da Bélgica e Felipe Orts, o ciclista da casa. Após um ataque do espanhol, ficaram na frente Eli Iserbyt e Thibau Nys, até que na 5ª volta ficavam apenas Orts e Nys. Este duo manteve-se unido até à volta final, altura em que Nys começou a forçar o ritmo. Bastou um ataque para o jovem belga distanciar o espanhol que, a partir daqui, começou, aos poucos, a aumentar a diferença e, no final, conseguiu celebrar e conquistar o primeiro título europeu de elites da carreira! Orts foi 2º, para alegria dos espanhóis, e Iserbyt completou o pódio. Bruno Silva foi 23º, uma prestação muito positiva para a estreia do português nestas andanças.

By admin