Não é só na Bélgica que há ciclismo, em Espanha começa-se a preparar a Volta ao País Basco e o pelotão foi até Estella para disputar mais uma edição do Grande Prémio Miguel Indurain, numa prova que contava com a presença da Anicolor/Tien21 e Feirense-Beeceler. A equipa de Ruben Pereira conseguiu colocar Harrison Wood na fuga do dia, com o britânico a ter a companhia de Edoardo Zamperini, Jesus Herrada, Anthon Charmig, Jambaljamts Sainbayar, Xabier Isasa, Alan Jousseaume e Unai Esparza.
UAE Team Emirates, Red Bull-BORA-hansgrohe e Lidl-Trek tinham alguns dos principais favoritos e mantiveram a fuga sempre por perto, nunca permitindo aos fugitivos sonhar com a vitória em Estella.Com a fuga já com menos de 1 minuto de vantagem na 2ª passagem pela meta, surgiram os primeiros ataques no pelotão, com Igor Arrieta, Mauro Schmid e Bauke Mollema a tentarem distanciar-se mas sem o sucesso pretendido.
A 14 quilómetros do fim a fuga estava, finalmente, alcançada e os ataques voltavam a acontecer. Um pequeno grupo ainda entrou na frente no sopé do Alto Ibarra mas Thibau Nys passou que nem uma flecha por eles a 1700 metros do fim. O jovem belga, a fazer a primeira prova da temporada de estrada, disparou na curta mas íngreme subida final e os seus adversários nunca mais o viram. Nys tinha a vantagem controlada, não precisou de arriscar na descida e conquistou a primeira vitória do ano. Alex Molenaar foi um surpreende 2° e Andrea Bagioli 3°, ambos a 3 segundos.