A última etapa do Giro d’Itália 2024 começou com os tradicionais festejos. Ritmo bastante calmo à saída de Roma para as muitas fotografias e para os brindes dos diversos vencedores das classificações. 50 quilómetros bastante controlados e, a 72 quilómetros da chegada, os primeiros ataques e a fuga do dia, constituída por Ewen Costiou, Alex Baudin, Mikkel Honoré e Martin Marcellusi.

Apesar de não ser um grupo perigoso, Alpecin – Deceuninck, Lidl – Trek, Tudor Pro Cycling Team e Soudal Quick-Step nunca deram mais de 30 segundos ao quarteto de fugitivos. A aventura dos fugitivos terminava a 13 quilómetros do final e, 3 quilómetros passavam e um momento importante. Problema mecânico e troca de bicicleta para Jonathan Milan que, desta forma, se encontrava a quase 1 minuto do pelotão.



Com uma enorme recuperação, Milan regressava ao pelotão a 4600 metros do fim, numa altura em que a corrida já estava lançada. Muitos comboios na frente, inclusive com Tadej Pogacar ao trabalho. A Lidl-Trek apareceu já nos últimos quilómetros, Milan estava na roda do seu comboio mas o final bastante técnico desorganizou os comboios. Na reta da meta, que tinha a dificuldade extra de ser em paralelo, Tim Merlier foi o primeiro a arrancar. O belga começou muito forte, abriu logo várias bicicletas de vantagem e Milan nunca mais teve hipóteses. Triunfo para Merlier, o 3° no Giro, com Milan e Groves a completarem o pódio.

Pogacar chegou no pelotão e consagrou-se vencedor final do Giro, a 3ª Grande Volta da carreira, ele que também venceu a classificação da montanha. Milan ficou com os pontos e Antonio Tiberi venceu a juventude.

By admin