Esta etapa tinha tudo para ser das mais interessantes da corrida, estas jornadas planas durante a 3ª semana das Grandes Voltas costumam oferecer um bom espectáculo e nos últimos anos já vimos algumas fugas a resultar nestas condições. Várias equipas demonstraram ambição logo após o tiro de partida, mas as formações dos sprinters não queriam arriscar e apenas deixaram sair Mirco Maestri, Andrea Pietrobon, Mikkel Honoré e Filippo Fiorelli, mantendo sempre o quarteto debaixo de uma vigilância apertada.

Graças a isso a média era muito elevada, próxima dos 46 km/h, e perto dos 60 quilómetros para o final a diferença era apenas de 30 segundos. Aproveitando isso mesmo, Edoardo Affini tentou e conseguiu fazer a ponte para a frente, o italiano já teve sucesso em situações semelhantes, e não obstante uma reacção pronta da Soudal-Quick Step e da Lidl-Trek, formou mesmo um quinteto na frente da corrida, dando mais hipóteses de êxito a uma complicada tentativa.




O grupo principal estava muito atento e reduziu a distância para 15 segundos, mantendo-a assim durante muito tempo, até aos 10 quilómetros para o final, quando voltou a situação de pelotão compacto. A partir daí também aumentou a confusão, apareceram várias equipas na frente, primeiro a Groupama-FDJ, depois a Tudor, foi um sprint até à penúltima curva. Desse momento saiu a Lidl-Trek por cima, mas Jonathan Milan tinha perdido o contacto com o resto do comboio, que acabou por parar o que estava a fazer, permitindo a Hugo Hofstetter lançar o sprint de longe.

Alberto Dainese estava na roda do francês e parecia encaminhado para surpreender os favoritos, no entanto tanto Tim Merlier, como Jonathan Milan vieram de trás a uma velocidade alucinante e disputaram o triunfo no photo-finish, com a vitória a sorrir ao ciclista da Soudal-Quick Step diante de Jonathan Milan e de Kaden Groves, que também recuperou bem, relegando Alberto Dainese para um posto fora do pódio. Na classificação geral não houve alterações relevantes e Milan conserva uma liderança confortável na classificação por pontos.

By admin