Dia para a prova rainha dos Campeonatos da Europa de estrada, com os elites masculinos a discutirem o último título. Más notícias ainda antes da partida, com Portugal a ficar reduzido a 2 elementos, uma vez que Iuri Leitão não alinhou devido a um sintomas de uma infeção vírica. Olhando para a corrida, a equipa nacional quis ser protagonista e colocou Ivo Oliveira na fuga do dia, o português teve a companhia de Mathis le Berre, Nils Brun, Jonas Rutsch e Felix Ritzinger.



Controlo do pelotão por parte de França e Itália, com a corrida a mudar de figurino na entrada do circuito de Limburgo. Muitos mais ataques, Mathieu van der Poel e Mads Pedersen chegaram a estar intermédios e tudo isto levou ao fim da fuga de Ivo Oliveira ainda a mais de 100 quilómetros do fim. A segunda volta ao circuito continuou muito animada, diversos ataques, principalmente por parte de Mathieu van der Poel. Chegou a estar um grupo muito numeroso na frente, com Rui Oliveira incluído e, antes da última volta ao circuito, o pelotão estava, novamente, compacto.

A última volta voltou a ter o mesmo desenrolar. Mathieu van der Poel a estar na frente, desta vez num grupo com Pedersen, Van Poppel, Laporte, Rutsch e Kluckers. Apenas 6 ciclistas na frente mas que deram muito trabalho ao pelotão, sendo apanhados a apenas 26 quilómetros do fim. Até ao final, controlo do pelotão, a Itália a aparecer na frente com o comboio para Jonathan Milan mas no momento da verdade não conseguiu destacar-se.



Noruega e Bélgica partiram da frente, lançaram Alexander Kristoff e Jaspers Philipsen respetivamente mas acabou por ser outro ciclista … belga a vencer. Tim Merlier veio de muito longe, ultrapassou tudo e todos para, com grande a vontade, vencer a prova e conquistar o título europeu de estrada. Olav Kooij e Madis Mihkels completaram o pódio do dia. Rui Oliveira foi 36°, depois de um problema que o afastou do sprint final. A polémica pairava, já que numa fase embrionária da prova, Merlier fez meio fundo atrás do carro da sua equipa para recolar ao pelotão, no entanto não viria a ser penalizado por isso e fica, definitivamente, com o título europeu.

By admin