Regresso das dificuldades no Challenge Mallorca, hoje com o Trofeo Serra de Tramuntana a ter várias das mais complicadas subidas da ilha espanhola. Bem cedo, Sander De Pestel, Raul Garcia Pierna, Julen Irizar, Jacopo Mosca, Jokin Murguialday e Kévin Vauquelin formaram a fuga do dia, escapada essa que esteve na Bora-Hansgrohe e na Movistar as equipas mais interessadas em sua perseguição.
A corrida manteve-se controlada até ao sopé do Coll de Puig Major, a grande subida do dia. Elie Gesbert e Ben Zwiehoff abriram as hostilidades no pelotão, a fuga rapidamente foi apanhada e, a partir daqui, apareceram os grandes favoritos. Alejandro Valverde e Enric Mas tentaram distanciar-se da concorrência mas no topo da subida, a 30 quilómetros do fim, os dois espanhóis da Movistar tinham a companhia de Buchmann, Clarke, Goossens, McNulty e Wellens.
Na rápida descida que se seguiu os ataques foram muitos no entanto ninguém conseguiu ganhar vantagem e a vitória da 3ª prova do Challenge Mallorca decidiu-se ao sprint. Com um sprint final matreiro, Tim Wellens conquistou o triunfo, com Alejandro Valverde a ser 2º e Simon Clarke 3º. Esta é a 4ª vitória da carreira de Wellens no Trofeo Serra de Tramintana.
Como se pode ver no vídeo que se segue, Wellens fechou Valverde contra as barreiras, houve uma posterior reclamação mas o colégio de comissários decidiu manter a vitória no belga da Lotto-Soudal.
Que sprint!!! @Tim_Wellens se impone a @alejanvalverde en el sprint final en #Lloseta#challengemallorca#TrofeoSerraTramuntana@MallorcaTourism@TurismeBalears
@gardenhotels#luxcomcyclingholidays pic.twitter.com/8Bbe1UViOf— ChallengeMallorca (@ChallengeMca) January 28, 2022