Dia de ciclismo em França, com a primeira edição da Classic Var. Uma clássica com final em alto no Mont Faron (5,7 kms a 8,4%) que, por norma, está incluído no Tour des Alpes-Maritimes. A organização tentou maximizar a presença das equipas nesta região, oferecendo uma nova prova e, assim, distribuindo, mais pontos UCI. Fuga constituída por ciclistas de equipas Continentais, maioritariamente as francesas, com o sul-africano Morné van Niekerk a ser o mais combativo do dia, apanhado a apenas 14 quilómetros do fim.



Liderado por Groupama-FDJ e Israel-Premier Tech, o pelotão aproximou-se rapidamente do sopé do Mont Faron. Já com várias subidas ultrapassadas, o pelotão estava já reduzido e mais reduzido ficou com as prmeiras movimentações por parte da Groupama-FDJ. Romain Gregoire foi o ciclisa ao ataque, o francês conseguiu sair com Bastien Tronchon e Tobias Halland Johannessen, no entanto sem cooperação mais ciclistas foram reentrando como Michael Woods, Romain Bardet, Lenny Martinez e David Gaudu.

A parte mais dura da subida estava por chegar e aí surgiram ataques, por várias vezes, de Gaudu e Woods, só que o grupo teimava em não partir. Desta forma, o último quilómetro chegava e estavam na frente Gaudu, Woods, Johannessen, Bardet, Martinez e Paret-Peintre. Johannessen foi o primeiro a forçar, só que foi uma movimentação de Gaudu a esticar ainda mais o grupo. A 400 metros, o contra-ataque surgiu por intermédio de Bardet. O francês parecia lançado para a vitória, só que Johannessen ainda tinha mais para dar e já nos 75 metros finais passava para a frente.



Tudo indicava que o norueguês da Uno-X iria vencer, só que um golpe de teatro aconteceu. Johannessen deixou de pedalar nas últimas dezenas de metros, começou a festejar e, que nem uma flecha Martinez passou por Johannessen para, ele sim, festejar e conquistar a vitória na primeira edição da Classic Var. Bardet fechou o pódio.

https://twitter.com/eurosport/status/1758507148475064718

By admin