Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Primeiro domingo de ciclismo em Portugal, com a tradicional Prova de Abertura a dar início à temporada velocipédica em solo nacional. Pelotão composto pelas equipas Continentais e de Clube em Portugal mais duas equipas de Clube vindas de Espanha. Percurso maioritariamente plano até à chegada a Sever de Vouga, com 4 kms a praticamente 6%.



Os primeiros quilómetros mostraram um pelotão cheio de vontade, com nomes importantes a tentarem estar na fuga, incluindo António Carvalho mas sem sucesso. Praticamente 50 quilómetros percorridos e, finalmente fuga do dia! Tomás Contte, Martin Rey , Miquel Valls e Theodor Obholzer eram os primeiros, a quem mais tarde se juntavam Aleksandr Grigorev, Rúben Simão, Rodrigo Caixas, Frederico Figueiredo e João Matias.

Após um azar de Grigorev, a Efapel Cycling viu-se obrigada a perseguir, a diferença diminuiu e mais ciclistas fazeram a ponte para a frente. A juntar-se aos oito que estavam na frente, estavam Pedro Pinto, António Ferreira, Afonso Eulálio, Carlos Oyarzún, Gonçalo Leaça, Duarte Mixão, Tiago Leal, Hélder Gonçalves, José Sousa, Gonçalo Carvalho e Hugo Delacalle. 18 ciclistas na frente e todas as equipas Continentais representadas na fuga fazia com que esta fosse uma fuga vitoriosa.



A diferença foi aumentando com o diminuir dos quilómetros, Miquel Valls ainda tentou surpreender mas o grupo da frente entrou compacto na subida final para Sever de Vouga. Na chegada, a dureza foi fazendo a seleção na frente, e a vitória decidiu-se ao sprint. O mais rápido foi Tomás Contte, com o argentino a suepiorizar-se a Afonso Eulálio e Tiago Leal.

Nas classificações secundárias, Tomás Contte venceu a montanha, Miquel Valls as metas particulares, João Medeiros a meta intermédia, Martin Rey foi o melhor sub-23 das equipas de clube e, coletivamente, triunfou a Rádio Popular-Paredes-Boavista.

Results powered by FirstCycling.com

By admin