Etapa mais longa desta edição 85 da Volta a Portugal e, por sinal, a etapa que teve a fuga mais numerosa da competição até ao momento. Ao contrário de outros dias, pouco depois da saída de Viana do Castelo um grupo de 27 ciclistas fugiu ao pelotão. Na frente, nomes como Raul Rota, Francisco Guerreiro, Luís Gomes, Gonçalo Leaça, Tiago Antunes, João Martins, João Matias, Tomas Contte, Óscar Pelegrí, Luís Mendonça, Bruno Silva, Pedro Pinto, César Martingil, Diogo Narciso, Andoni de Abetxuko, Francisco Campos e Rafael Reis. Sem nenhum perigo para a geral, a fuga foi ganhando minutos atrás de minutos, chegando a atingir os 12 minutos de vantagem.
A ABTF Betão-Feirense não deixou mais crescer a diferença, 12 minuto era mais que suficiente para um dia tranquilo entre os favoritos, com a vitória a ser discutida pela numerosa escapada. A monotonia na corrida terminou a 17 quilómetros do fim, com Pedro Pinto a atacar mas rapidamente foi apanhado pelos restantes fugitivos. A 10 quilómetros do fim, numa curta descida, João Matias conseguiu destacar-se, tendo depois a companhia do jovem Diogo Narciso e Samuel Boardman. Chegaram a ter 20 segundos de vantagem no entanto não havia entendimento e, ainda antes do final da subida de Golães este trio era apanhado.
Passada a última contagem de montanha do dia, o grupo da frente ainda era muito numeroso e foi a Euskaltel-Euskadi a fazer todo o trabalho de aproximação. Já no paralelo de Fafe, Samuel Boardman lançou o sprint de muito longe e isso serviu apenas de lançamento para os seus rivais. Quem lhe tomou a roda foi Tomas Contte que, nos 200 metros finais se lançou para a frente de corrida. O argentino aguentou a pressão final de Andoni de Abetxuko para conquistar o triunfo, o primeiro da carreira na Volta a Portugal. Rafael Reis foi 3º.
Os favoritos ainda testaram as pernas na subida de Golães no entanto o grupo manteve-se junto e chegou unido à meta a mais de 10 minutos. Colin Stussi e Afonso Eulálio chegaram juntos, bem na frente do grupo. Eulálio segue de amarelo para o fim-de-semana decisivo da Volta a Portugal.