A Taça do Mundo de Ciclocrosse chegou à Europa! Depois de 3 provas nos Estados Unidos, a competição chegou à Bélgica, mais precisamente em Zonhoven, para a 4ª etapa da mesma. Num dos percursos que mais espetáculo costuma mostrar, este ano voltou a não desiludir, com uma corrida muito emotiva até ao final.
A própria dureza da prova foi reduzindo o grupo da frente no entanto a meio do percurso, já com 5 voltas feitas, ainda estivessem na frente Laurens Sweeck, Eli Iserbyt, Toon Aerts, Lars van der Haar, Quinten Hermans, Michael Vanthourenhout e Toon Vandebosch. Como sempre, Iserbyt mostrava-se muito ofensivo, tentava deixar o grupo com muitos ataques, mas nenhum deles tinha o seu sucesso.
Na 8ª volta, em mais um dos ataques do líder da Taça do Mundo, a corrida decidiu. Iserbyt atacou, Toon Aerts contra-atacou e o mais jovem não conseguiu responder ao corredor da Baloise-Trek Lions. A um ritmo muito forte, Aerts não deu hipóteses à concorrência, conseguindo-a manter sempre distante. No final, a luta pelo 2º lugar foi intensa com o companheiro de Aerts, Lars van der Haar a ser mais rápido que Iserbyt, a 10 e 14 segundos, respetivamente. Este 3º posto foi suficiente para Iserbyt manter a liderança da Taça do Mundo, agora com 135 pontos, contra os 107 de Quinten Hermans, 5º hoje.
No lado feminino, Denise Betsema conseguiu o primeiro triunfo da temporada na categoria, num fim de semana perfeito, já que ontem venceu uma prova do Superprestige. A neerlandesa dominou a sua prova, triunfando com 46 segundos de vantagem para a campeã do Mundo Lucinda Brand e 1:08 para a regressa Ceylen del Carmen Alvarado. Betsema é a nova líder da Taça do Mundo, mas apenas com 3 pontos de vantagem para Brand.