Um contra-relógio individual e duas etaspas ao sprint depois, a montanha aparecia na Volta a Suíça com a primeira chegada em alto da competição. Uma contagem de montanha logo nos primeiros quilómetros levou a diversos ataques, não só pela luta da fuga mas também pelos pontos da montanha. Foi só depois do Albipass é que se formou a fuga, composta por Lilian Calmejane, Torstein Traeen, Bryan Coquard, Gerben Kuypers, Michael Matthews, Roland Thalmann, Jan Sommer e Silvan Dillier.



Lidl-Trek primeiro e depois EF Education e INEOS Grenadiers trabalhavam na frente do pelotão que entrava na sequência de subidas finais, com 25 quilómetros por disputar, ainda com 5 minutos de desvantagem para a fuga. A dureza aparecia e a fuga dividia-se, com Traeen e Thalmann a ficarem na frente ainda na primeira ascensão. 10 quilómetros para o fim, início do Gotthardpass e mudanças na frente, com Traeen a deixar o seu companheiro de fuga para trás, partindo em solitário para a tentativa de vencer etapa, numa altura em que o pelotão estava a quase 4 minutos. Nesse momento, a cara do pelotão também mudava, com a Decathlon AG2R a aparecer.

A equipa francesa não esteve muito tempo na frente já que, rapidamente, os seus líderes atacaram. Primeiro Felix Gall e depois Valentin Paret-Peintre tentaram quebrar a resistência do grupo dos favoritos mas sem sucesso. Muitos ciclistas chegaram a estar atrasados, inclusivé Isaac del Toro e Wilco Kelderman caíram mas o ritmo baixou e voltaram a reentrar. O ritmo voltava a aumentar com a UAE Team Emirates a colocar o seu comboio na frente, mais precisamente com Del Toro a pegar na corrida e a preparar o esperado ataque de Adam Yates.



3900 metros para o fim e o britânico saía do grupo dos favoritos. Ninguém o conseguiu seguir, com Mattias Skjelmose e João Almeida a ficarem na sua perseguição, onde só o dinamarquês trabalhava. Aos poucos, Yates aproximava-se de Traeen, o norueguês chegou a estar muito perto mas não foi suficiente. O ciclista da Bahrain-Victorious aguentou bravamente a aproximação de Yates e fez valer a fuga, conquistando a primeira viória da carreira! Yates foi 2º a 23 segundos e Skjelmose e Almeida chegaram a 48 segundos, em 3º e 4º respetivamente. Bernal acabou a 1 minuto e a 1:27 terminaram Onley, Mas, Gall, Uijdebroeks e Riccitello. Na geral, Yates é o novo líder, com João Almeida a ser 2º a 26 segundos, o mesmo tempo de Skjelmose.

By admin