A ASO, entidade organizadora da Volta a França, aproveitou o final do Paris-Nice para anunciar hoje aquela que foi uma grande novidade para todos os fãs da modalidade. O Tour do próximo ano não terá o habitual final nos Campos Elíseos (já era conhecido) e terminará sim com um contra-relógio muito duro precisamente na cidade de Nice. No dia anterior haverá uma grande jornada de alta montanha nesta região.

Indo por partes, até podemos dizer em jeito de brincadeira que este Paris-Nice de 2023 foi um bom teste para o Tour de 2024, a 20ª etapa da “Grand Boucle” do próximo ano será uma chegada em alto no Col de la Couillole, a mesma montanha utilizada no final da penúltima etapa do Paris-Nice, com vitória de Tadej Pogacar. De resto, será uma jornada terrível, com o Col de Braus (10 kms a 6,6%), o Col de Turini (20,7 kms a 5,7%) e o Col de la Colmiane (7,5 kms a 7,1%) para além do Col de la Couillole (15,7 kms a 7,1%), ao todo serão praticamente 4000 metros de acumulado concentrados em 132 quilómetros.






Relativamente ao contra-relógio final, o tiro de partida será dado no Principado do Mónaco e o final será em Nice. O esforço individual também será bastante duro, com passagens por La Turbie (8,1 kms a 5,6%) e o Col d’Eze (1,6 kms a 8,1%), apenas um terço do percurso será em terreno plano, está muito longe de ser um traçado para os puros especialistas e diríamos mesmo que assenta que nem uma luva a Tadej Pogacar, é preciso recordar que o esloveno deu a volta ao Tour 2021 precisamente num contra-relógio na última semana com algumas dificuldades montanhosas. O “factor casa” não é assim tão preponderante quanto isso, imensos ciclistas do pelotão internacional têm residência nesta zona ou relativamente perto e conhecem muito bem este terreno.

Esta será a primeira vez desde 1989 que o Tour termina com um contra-relógio individual, com a diferença que desta vez nem em Paris é. O facto da última etapa não ser uma oportunidade para os sprinters pode fazer com que alguns homens rápidos (os que não tenham hipóteses na camisola verde nem tenham elementos a lutar pela geral) vão para casa um pouco mais cedo, ainda que a organização deva colocar uma etapa plana ao 19º dia para precisamente evitar este êxodo.




De relembrar que esta alteração se deve à realização dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e a última etapa da Volta a França está marcada para 5 dias antes do começo das Olimpíadas. A partida do Tour também será fora do local habitual, a cidade de Florença vai ser o palco de partida e serão 3 as etapas em território italiano, com finais em Bolonha e Turim.

By admin