Depois da queda colectiva de ontem já dentro dos 10 kms finais ficaram muitas feridas para curar. Tanto que Luis Mendonça, Eddie Dunbar e Aleksandr Grigorev nem conseguiram estar em condições física para começar a jornada de hoje, com chegada ao Alto da Fóia. Logo após o tiro de partida destacaram-se Rafael Reis, Bruno Silva, Brian van Goethem, Jesus Nanclares, William Barta e Olivier Le Gac, que nunca circularam com mais de 3 minutos de vantagem.




A situação alterou-se quando a corrida entrou na parte montanhosa a meio da etapa, o ritmo acelerou imenso, a fuga original foi anulada e saíram do grupo principal Dmitrii Strakhov e Riccardo Zoidl. O ciclista da CCC Team ficou sozinho na frente e teve a companhia de Amaro Antunes no Alto da Pomba. Nessa mesma subida também se formou um grupo perseguidor, com João Rodrigues, Raul Alarcon, João Benta e Domingos Gonçalves, que passaram no alto com cerca de 30 segundos de atraso para o duo da CCC Team e com 2 minutos sobre o pelotão.

A Team Sky e a Quick-Step mantiveram as tropas unidas e apostaram tudo na descida e na aproximação à Fóia, apanharam o grupo intermédio a 25 kms da meta e o duo da CCC 10 kms depois. A Team Sky tomou o controlo completo do pelotão e quando Tao Hart passou para a frente o mesmo ficou dizimado, só mesmo 10 unidades entraram na frente nos últimos 3 kms, um grupo com João Rodrigues e Amaro Antunes e sem nomes como Fabio Aru ou Gianluca Brambilla.




O vento lateral fez ainda mais estragos à entrada do último quilómetro, mas foi Amaro Antunes a desferir um potente ataque a 800 metros da meta, houve alguma hesitação e foi finalmente Wout Poels a responder, apanhando o português a 200 metros da meta. Só que o ciclista da Sky ainda levava na roda Tadej Pogacar, que contra-atacou e festejou a sua primeira vitória como profissional no Alto da Fóia, à frente de Wout Poels e Enric Mas. Amaro Antunes morreu na praia e ainda fechou na 5ª posição, destaque ainda para João Rodrigues que foi 7º, Joaquim Silva foi 12º e Frederico Figueiredo fechou em 15º. Com este resultado tanto João Rodrigues como Amaro Antunes subiram ao top 10 da classificação geral.




Foto: Volta ao Algarve.

By admin