O Trofeo Calvia, primeiro prova do Challenge Mallorca tinha um percurso em estilo carrossel e foi uma pena não haver transmissão em directo, pois pelo relato foi uma corrida espectacular. Houve tempo para uma fuga inicial com James Piccoli, Mirco Maestri e Pablo Alonso Montes, chegando a ter mais de 7 minutos. Essa vantagem começou a descer quando Movistar e Lotto-Soudal se lançaram na perseguição e a meio do traçado havia pelotão compacto de novo, com a a prova a decorrer a uma velocidade vertiginosa.
Os favoritos mexeram cedo na corrida e a 70 kms da meta seguia um sexteto na frente composto por Tim Wellens, Brandon McNulty, Einer Rubio, James Piccoli e Cian Uijtdebroeks. Pouco depois e à falta de uma boa colaboração, McNulty atacou e seguiu em solitário, um movimento perigoso e que rapidamente ganhou 1 minuto face a um grupo principal já reduzido. Desse grupo saíram cerca de 1 dezena de ciclistas: Vincenzo Albanese, Emanuel Buchmann, Simon Clarke, Simon Geschke, Laurens Huys, Matteo Jorgenson, Lukasz Owsian, Joel Suter, Alejandro Valverde, Tim Wellens, Vegard Stake Laengen e Ben Zwiehoff.
O norte-americano da UAE Team Emirates ainda tinha 1 minuto quando faltavam 25 kms, faltando coordenação no grupo perseguidor, onde constavam 2 companheiros de McNulty (Suter e Laengen). Na última maior dificuldade do traçado McNulty inclusivamente aumentou a diferença, com Laengen, Geschke, Jorgenson e Owsian a perderem o contacto com os restantes perseguidores. Os últimos 10 quilómetros até foram relativamente tranquilos pois a vantagem de 1:15 dava algum conforto ao jovem de 23 anos.
Brandon McNulty tinha até ao dia de hoje somente 2 triunfos como profissional, quando em 2019 ganhou 1 etapa e a geral do Giro di Sicilia, ainda com a camisola da Rally Cycling. O Trofeo Calvia foi a estreia do norte-americano a vencer pela UAE Team Emirates, numa exibição impressionante que quebrou um jejum de quase 3 anos. Foi um início de época de sonho para a formação liderada por “Matxin” e que conta com 4 portugueses no plantel, já que Joel Suter ganhou o sprint pelo 2º posto, diante de Vincenzo Albanese.