Outubro é mês para as últimas competições da temporada, mas também para as equipas oficializarem os últimos reforços e ajustes face à temporada seguinte. Hoje a UAE Team Emirates comunicou que Juan Sebastian Molano, jovem de 23 anos, é contratação para 2019, num contrato válido por 2 temporadas.
O sprinter colombiano representou durante as últimas 3 temporadas a Manzana Postobon e tem somado várias vitórias em provas do escalão inferior, tendo inclusivamente ganho hoje, na 2ª tirada do Tour of Taihu Lake. Ele tem paulatinamente subido no ranking, tendo dado nas vistas em 2016, quando ganhou na Volta a Madrid. Desde aí, veio ao Alentejo ganhar 2 etapas, fez 3 pódios na Colombia Oro y Paz, foi campeão panamericano e na China já leva 6 vitórias.
É hora de Juan Sebastian Molano subir ao World Tour e tentar provar o seu valor como ciclista rápido no topo do ciclismo. Tem as grandes vantagens de ainda ser jovem, pertencer a um país com uma nova vaga de sprinters e ainda se adaptar bem a chegadas com alguma dureza. Veremos é se realmente consegue progredir e assumir protagonismo dentro de uma estrutura que já tem Alexander Kristoff e Simone Consonni, sprinters mais consagrados e que já têm algum predomínio interno em termos de comboio.
Outro jovem foi anunciado pela Astana, com 24 anos, Merhawi Kudus torna-se o primeiro ciclista africano a integrar a estrutura da Astana, depois do eritreu ter passado grande parte da sua carreira com a Dimension Data. Kudus é um daqueles movimentos de mercado que dar resultar muito bem ou muito mal, diríamos que este será um ano decisivo para o eritreu. Um grande talento da sua geração, aos 19 anos foi 11º na Volta a França do Futuro e 15º nos Mundiais de sub-23.
Só que não tem evoluído como se perspectivava, a única vitória que conseguiu foi nos Nacionais de estrada e a nível internacional 2017 foi a sua melhor época, tendo sido 9º na Volta à Comunidade Valenciana, 4º no Tour of Oman e 9º na Volta a Burgos. Curiosamente este ano voltou a repetir os bons resultados nas mesmas provas. Como tendência parece entrar sempre muito bem na época, perde gás e reaparece na Volta a Burgos, mas precisa de confirmar todo o seu potencial e precisa de encontrar muito mais consistência nos resultados.